Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

Braga é uma cidade de grande tradição e riqueza na doçaria conventual. A variedade de doces, pastéis e bolos é interminável. Ao passearmos pelas ruas da cidade deparamo-nos com uma quantidade considerável de doçarias e pastelarias que, na maioria dos casos, preservam um receituário com mais de 7 ou 8 gerações de existência, sobrevivendo ao passar das modas e da extinção dos conventos de freiras na cidade. 

 

Convidamos-te a provar os doces mais simbólicos da nossa cidade. Podes encontrá-los nos cafés com História de Braga, os mais antigos e emblemáticos. 

Moletinhos

Típico de Braga e criado entre finais do sé. XIX e início do sé. XX, este doce é por tradição comido e celebrado no dia 22 de janeiro, n as festas de S. Vicente  e no dia 19 de março, pelas festas de S. Lázaro e também para celebrar o Dia do Pai. 

 

Os Moletinhos são uma espécie de pãezinhos doces que normalmente se comem ao pequeno-almoço, pincelados com ovo e polvilhados com açúcar. 

Por altura das romarias de S. Vicente e S. José de S. Lázaro é comum ver-se vários vendedores de Moletinhos junto às igrejas. Também vendidos em muitas das pastelarias da cidade, têm de se comer à mão, ou seja, mão se cortam com faca, para evitar que a massa seque rapidamente.

 

Fidalguinhos

Os Fidalguinhos são um biscoito seco, com um travo a canela e limão, ideais para aquelas tardes de chuvaem que ficamos por casa e decidimos tomar um cafézinho. 

Com origem no receituário do Convento da Nossa Senhora dos Remédios, estes biscoitos têm uma forma curiosa. São finos e entrelaçados, representando assim as pernas dos antigos nobres hereditários, os fidalgos, que pouco ou nada tinham de fazer para que a vida lhes corresse bem. 

Pudim Abade de Priscos

É, com certeza, o doce mais celebrado e reconhecido da doçaria conventual de Braga. 

Criado no séc. XIX por Manuel Joaquim Rebelo, que durante cerca de 50 anos foi o Abade de Priscos, este pudim é uma verdadeira iguaria dos Deuses. 

 

Reza a história que o Abade de Priscos era bastante talentoso no que diz respeito à culinária, de paladar apurado, que aliado a um conhecimento vasto em temperos e especiarias, criava pratos de grande criatividade e sabor. De tal forma que na altura da visita do Rei D. Luís I ao norte de Portugal, no final do séc. XIX, o Abado foi convidado a cozinhar um banquete para a família real. Durante o banquete, o Abade de Priscos cortou um pouco de palha que serviu o rei; D. Lúis I estupefacto com tal ato, perguntou "Palha?! Como ousas servir palha ao teu Rei?", ao que o Abade de Priscos respondeu "Perdoai-me, Senhor, mas toda gente como palha, a questão é saber cozinhá-la." 

 

O grande segredo deste pudim e o que torna o doce mais representativo da cidade, é a utilização de toucinhos de porco na sua feitura. Ao cozinhar-se o pudim, além do açúcar, gemas de ovos e vinho do Porto e limão, usam-se cerca de 50g de toucinho de porco gordo. Este ingrediente confere um sabor e textura únicos  ao pudim, tornando-o numa iguaria digna de estrela Michelin. 

 

Tíbias

Doce de origem conventual, as Tíbias fazem parte do imaginário da cidade e estão representadas em várias patelarias. De massa leve e estaladiça, polvilhada com açúcar, este doce é recheado com um creme pasteleiro muito suave. 

Chamada de Tíbia por ter uma forma que faz lembrar o osso com o mesmo nome, este doce tornou-se um marco da doçaria conventual bracarense, tendo já conquistado os habitantes da cidade que consomem tíbias durante todo o ano. 

 

Sameirinhos

Estes pequenos "barquinhos" de doce de ovos são de inspiração conventual, criados pelas freiras do Sameiro, tornaram-se uma especialidade da cidade de Braga. 

Feitos de massa estaladiça, são moldados numa forma que faz lembrar um barco que depois é recheada com doce de ovos e amêndoa.

Viúvas

As Viúvas são um doce conventual retirado do receituário do Convento de Nossa Senhora dos Remédios. Criadas pelas freiras franciscanas do convento, as Viúvas estiveram desaparecidas do universo da doçaria conventual bracarense por muitos anos. Durante muito tempo, os monges do Mosteiro de Tibães encomendavam-nas às freiras por altura das celebrações de São Bento, que decorriam entre março e julho, tornando-os nos melhores clientes destes doces. 

 

Com o passar das gerações, algumas famílias mais antigas da cidade foram guardando as receitas, preservando desta forma o patromónio gastronómico bracarense. Recentemente, as Viúvas foram reintroduzidas no universo da doçaria conventual bracarense por algumas pasterlarias da especialidade, voltanto a fazer as delícias dos bracarenses. De massa estaladiça e recheio de ovos, açúcar, amêndoa e canela, este pastel é de um requinte que conquista qualquer paladar. 

 

 

Fonte: webraga.pt

21 de Fevereiro de 2020

Catarina MirandaAssistente Administrativa

Delicia-te com os doces emblemáticos das cidade dos Arcebispos

Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

* Chamada para rede móvel nacional.

Está com dificuldades? Nós ajudamos!