Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

Morar em Braga para quem é bracarense de raíz é simplesmente um orgulho, para quem vem de fora pode ser muito interessante, principalmente para pessoas que gostam de empreender ou querem atuar na área de turismo e serviços. A cidade é cheia de pontos turísticos, o que garante passeios e diversão nos momentos livres com a família. Além disso, Braga é também um local carregado de história e rico em arquitetura. 

 

Quem quer morar em Portugal, mas não pretende viver em Lisboa ou Porto - opções muito procurados por aqueles que desejam imigrar - tem Braga como uma boa opção. 

O custo de vida é mais baixo, se com parado à capital portuguesa e à cidade do Porto. É o lugar ideal para quem procura tranquilidade, climas amenos e deseja viver na cidade mais antiga de Portugal. 

 

Queres saber mais sobre como é viver em Braga e, então decidir se essa mudança é indicada para ti? Acompanha-nos...

Onde fica Braga?

Braga é uma cidade no norte de Portugal, na região do Minho, situada entre o Rio Douro e o Rio Minho. Faz divisa ao su com a cidade do Porto, distante cerca de 55 km.

O distrito de Braga tem uma população total de pouco maius de 190 mil habitantes e é composto por um total de 14 municípios. 

 

É uma das cidades mais antigas do país, fundada pelo imperador César Augusto em 16 a.C e oferece aos seus moradores muita tranquilidade e qualidade de vida. Certamente boas razões para morares em Braga com a tua família. 

Sabias, inclusive, que Braga é a terceira maior cidade de Portugal? Além disso, possui o maior número de jardins, praças e igrejas por metro quadrado no país. 

Braga tem ainda, a vantagem de ficar perto de Guimarães, Porto e até Lisboa, pelo que podes aproveitar para visitar e conhecer as cidades que nos rodeiam.

Tranquilidade

Certamente um dos grandes destaques de Braga é o seu ritmo de vida tranquilo em comparação ao Porto e Lisboa. A qualidade de vida e os baixos preços dos imóveis têm atraído a atenção de muitos estrangeiros que querem morar em Portugal. 

A cidade de Braga tem muito a oferecer, com uma excelente infra-estrutura e todas as facilidades necessárias para a vida cotidiana. 

Isso inclui escolas, universidades, clínicas e hospitais, lojas e shoppings, supermercados, restaurantes e bons meios de transporte.

Clima

O clima aqui é muito mais ameno do que as regiões do sul, com temperaturas médias no verão de 24°C. Aliás, o verão é bastante seco e não é raro registar temperaturas de até 40°C em alguns dias de agosto. 

Já no inverno os termômetros registam médias de 12°C, com um maior volume de chuva. Não costuma nevar durante os meses de inverno, mas as temperaturas podem ficar negativas nos meses de janeiro e fevereiro. 

Saúde

O sistema público é o que atende a maior parte da população no país. E primeiramente, é importante destacarmos que é de qualidade. Os hospitais públicos no país são muito bem equipados e não é necessário esperar dias para ser atendido. 

É nos centros de saúde que são realizados os cuidados mais básicos e generalizados em situações sem muita urgência. Neles, são feitas as consultas de rotina, de enfermagem, de planeamento familiar, bem como o acompanhamento das crianças, a vacinação, entre outros. 

 

Ter acesso a serviços de saúde de qualidade é importante em qualquer fase da vida, mas principalmente quando se tem crianças e idosos na família ou doenças crônicas. 

Em Braga, a população tem à disposição um dos melhores hospitais do país, o Hospital de Braga. Até à pouco tempo, a instituição funcionava em regime de parceria público-privado, mas voltou  pertencer apenas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Assim, os valores das consultas e atendimentos são os mesmos praticados nas outras instituições públicas. 

 

A cidade conta ainda com um bom número de centros de saúde para os cuidados de saúde primário. Queuem prefere recorrer a um atendimento particular, também tem ao seu dispor hosptais privados como o Trofa Saúde.  

Educação

Consciente do papel essencial da Educação na construção de uma sociedade coesa, inclusiva e participativa, o Município de Braga dispensa uma atenção redobrada a esta área de atuação. 

É pela educação que crianças e jovens adquirem as competências pessoais e sociais que permitem o seu desenvolvimento  pleno, enquanto pessoas e cidadãos. A educação possibilita que cada criança e jovem se exprima, afirma e desenvolva a sua singularidade, a sua criatividade e a sua responsabilidade. 

 

E porque Braga é uma Cidade Educadora, o Munícipio procura desenvolver a sua atuação municipal, de forma transversal e coordenada, interagindo  e integrando os vários agentes educadores, de modo a tornar Braga não só o espaço mas sobretudo a oportunidade para que a educação aconteça ao longo da vida dos bracarenses. 

 

Assim, Braga apresenta diversas escolas públicas de excelêncenia, bem localizadas e com bons acessos. no que diz respeito a escolas privadas, Braga também uma vasta oferta. 

Quanto ao ensino superior temos a Universidade do Minho que constitui uma referência de ensino e aprendizagem de elevada qualidade, não apenas para as universidades portuguesas, mas também europeias e mundiais. A Universidade do Minho demonstra uma significativa capacidade para a mudança, sendo pioneira em várias áreas de ensino-formação e investigação. 

Está, atualmente, entre as mais prestigiadas instituições de ensino superior do país, tendo também vindo a firmar-se progressivamente no panorama internacional.

Fundada em 1973, conta com três grandes polos. O campus de Gualtar, em Braga, e os camus de Azurém e de Couros, em Guimarães. 

Oportunidades de trabalho

Existe uma gama de oportunidades de emprego disponíveis para os imigrantes que se mudam para Braga. Aqueles com qualificações e experiência na indústria de TI, particularmente em desenvolvimento de software e web design, são cada vez mais vantajosos. Mas a indústria da construção civil também continua a prosperar. 

Com uma série de atrações turísticas localizadas na cidade e arredores, o comércio de hotelaria abre muitas possibilidades. 

Em Braga estão situadas as sedes de grandes empresas portuguesas do ramo digital e grandes centros tecnológicos e de inovação.

 

Braga é a cidade perfeita para quem quer empreender e abrir ol seu próprio negócio.

Comprar imóvel

A cidade também oferece excelentes opções de imóveis modernos. A ma maioria das casas está em bom estado e costumam-se vender muito rapidamente.

Os preços variam dependendo da parte da cidade, das comodidades locais e das condições da propriedade. Se preferires morar afastado do centro, existem vários conjuntos habitacionais com boas ligações de transporte para a área central. 

 

Para ter ajudar neste campo, te esclarecer e te prestar um bom acompanhamento no processo de compra de imóvel, vê aqui as nossas ofertas e entra em contacto connosco.

https://carlomonteiro.pt/

 

Vale a pena morar em Braga?

Braga, apesar de manter o ar de cidade do interior, provavelmente é a melhor opção para quem trabalha na área da tecnologia e inovação. Devido à tradição da Universidade do Minho e às maiores empresas de softwares portugueses, certamente morar em Braga traz inúmeras oportunidades para jovens e empreendedores. 

A cidade também tem muito a oferecer àqueles que se pretendem aposentar. Tem todas as facilidades necessárias para o dia a dia, bem como propriedades com  preços razoáveis. Por isso, quem procura um lugar mais tranquilo para viver, mas com fácil acesso às grandes cidades, pode considerar morar em Braga.

 

 

Fontes: eurodicas.com

cm-braga.pt

uminho.pt

globalcitizensolutions.com

cidadaniaja.com

viverembraga.com 

29 de Abril de 2020

Catarina MirandaAssistente Administrativa

O lugar ideal para quem procura tranquilidade, climas amenos e deseja viver na cidade mais antiga de Portugal

Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

* Chamada para rede móvel nacional.

Está com dificuldades? Nós ajudamos!