Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

Acompanha-nos neste roteiro inspirado na arquitetura bracarense!

Sendo de Braga, queremos sempre dar a conhecer o seu melhor - não só aos que cá vivem, mas também a todos os que visitam a cidade.

Queremos mostrar que há arquitetura memorável, arte, cultura, criatividade, espaços e lazer.

Em Braga há passado, há presente e, acima de tudo, há um grande futuro. 

 

Assim, e depois de já vos termos presenteado com o melhor da nossa gastronomia, de termos feito uma tour pela Cidade Bimilenar, de apresentarmos o melhor que Braga tem em termos de espaços e aventura, de te dar-mos a conhecer as salas de espetáculo mais imponentes e ainda de vos termos mostrado as várias formas de te deslocares, hoje, com um conceito que visa não dar apenas a conhecer, mas viver a cidade, criamos um roteiro inspirado na arquitetura bracarense. 

1 - Estádio Axa

Um dos estádios mais belos e originais do mundo encontra-se em Braga, é o Estádio Axa, designado como "A pedreira".

Atualmente é o estádio pisado pelo Sporting Clube de Braga. Mundialmente, esta obra é conhecida pela sua arquitetura, assinada pelo arquiteto Eduardo Souto Moura.

Quem o visita não fica indiferente à forma como o estádio se envolve na paisagem rochosa do Monte Castro, isto é, de facto o que ressalta no primeiro olhar. 

 

Contudo, o estádio apresenta outros aspetos interessantes, como é o caso das bancadas apenas laterais, não existindo bancadas nas traseiras das balizas, o que valoriza a paisagem verde de um lado e o imponente rochedo do outro. 

Segundo Souto Moura "é na perspetiva lateral de um estádio que se deve ver o futebol".

 

Também a cobertura, que é única no mundo, é um dos aspetos a abordar pois prima pela sua originalidade, sendo suportada por 68 cabos de aço. O sistema de iluminação foi idealizado de forma a incidir toda a luz no campo, onde o espetáculo acontece, remetendo o espectador para um teatro antigo. 

 

Sensível a questões ecológivas, o Estádio Axa foi preparado para aproveitar a água da chuva através da cobertura e a sua inclinação de 20%, que direciona a água para os aquedutos que surgem na pedreira. Posteriormente, a água é armazenada e tratada para regar o campo e lavar as bancadas.

 

Localização: https://goo.gl/maps/jj9cSYofwnLiu5GG7

 

2 - Galeria Mário Sequeira

Um pouco mais distanciada do centro de Braga, esta galeria é reconhecida mundialmente, contudo em Braga muitos a desconhecem. 

O edificío da galeria foi projetado por Carvalho Araújo, um arquiteto bracarense de grande renome. 

Trata-se de uma galeria de arte contemporânea que já foi ocupada por exposições de grandes nomes. 

Em termos arquitetónicos, considera-se interessante o facto da galeria ter sido inserida na paisagem e de não destoar com o grande jardim da casa; também as amplas entradas em vidro são atraentes, pois tornam possível a transição do espaço visual da paisagem de um lado para o outro, sem se sentir o edifício como um obstáculo ao olhar.

 

Localização: https://goo.gl/maps/ssqwjwFrXVXU3bRPA

 

3 - Mercado Cultural do Carandá

Voltando ao arquiteto Eduardo Souta Moura, falamos do seu primeiro projeto. 

Regra geral, todos que visitam o mercado cultural e apreciam arquitetura, pela sua peculiaridade, adoram a requalificação feita por Souto Moura do projeto inicial do mercado municipal que também ele desenhou nos anos 80, convertendo um espaço que estava abandonado numa nova vida. 

 

O complexo cultural do Carand´acolhe várias entidades culturais, como uma escola de música e uma de dança. Para além das escolas, o complexo possui um lindo jardim e o salão de chá Cores de Chá, que prima pela qualidade dos chás e pelos seus scones.

 

O espaço preservou as bancas de peixe de seu antigo mercado e deixou as colunas e escadas com um ar inacabado. 

Podemos entender isto como uma provocação, um desafio à a interpretação e ao que de novo pode nascer neste atual complexo cultural. 

 

Localização: https://goo.gl/maps/78SWWat6RvWEd9vn7

4 - Espaço GNRATION

Olhamos agora para o futuro da cidade! 

O antigo quartel da GNR é agora um espaço que pretende conjugar arte, cultura, ciência e tecnologia. 

O  edifício, restaurado pelo arquiteto Carvalho Araújo, é o novo lugar de criatividade em Braga, dedicado à produção e consumo de atividades artísticas, com vista a atrair e maximizar talento e proporcionar ideias e negócios. 

 

Um objetivo ambicioso, mas possível devido à enormidade do espaço que alberga vários espaços como os pátios e a Black Box, pensados para a programação de espetáculos; a incubadora; o laboratório; as lojas criativas; salas para as associações; salas para serviços educativos; a cafetaria e o clubbing.

Os pátios exteriores merecem ser destacados. São forrados com uma natureza viva, que cortam com a dureza do edifício, criando uma nova perspetiva de encarar as paredes brancas. 

 

Localização: https://goo.gl/maps/78SWWat6RvWEd9vn7

5 - Capela Árvore da Vida

A capela Árvore da Vida foi projetada pelo arquiteto André Cerejeira Fontes e pelo seu irmão, do atelier Cerejeira Fontes.

Quem a visita fica encantado com a simplicidade intrincada da capela. Programada ao pormenor pelos irmãos Cerejeira, e idealizada ao detalhe, é uma expressão perfeita da bíblia. 

Nada foi deixado ao acaso, a capela foi buscar inspiração a um bosque, e tudo e traduziu numa verdadeira obra de arte arquitetónica onde cada canto, recanto, jogo de luz e simples acessórios, alguns criados por artesãos, detêm um simbolismo único apenas a explicação local nos faz sentir verdadeiramente integrados, não apenas numa obra de arquitetura, mas também numa perspetiva espiritual. 

A capela foi construída com 20 toneladas de madeiras, todas encaixadas sem pregos. O jogo de luz que as faixas de madeira permitem, torna a capela num sítio mágico, principalmente ao final do dia. 

 

Localização: https://goo.gl/maps/upCY7P2nxiPxTwu99

 

6 - Livraria Centésima Página

E como o estilo barroco não podia faltar, falamos agora da simpática Livraria Centésima Página.

Situada na Casa Rolão que é uma obra de André Soares, um arquiteto que durante muitos anos não viu o seu trabalho reconhecido, mas que mais tarde foi considerado um dos grandes mestre-de-obras do estilo barroco rococó.

Mais do que uma Livraria, é um lugar de refúgio em pleno centro da cidade. Tranquilo, é um ótimo espaço para se etar com os livros. Em dias de sol, pode disfrutar do seu jardim sereno.

Para além de admirar o edifício, podes sempre acompanhar a tua leitura com uma bebida ou algo para comer, na agradável cafetaria que a livraria despõe. 

 

Localização:  https://goo.gl/maps/TYNdpojB1SbyLcjt9

 

 

Fonte: bragacool.com 

16 de Janeiro de 2020

Catarina MirandaAssistente Administrativa

Em Braga há passado, há presente e, acima de tudo, há um grande futuro

Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

* Chamada para rede móvel nacional.

Está com dificuldades? Nós ajudamos!