A Cidade de Braga oferece a quem a visita uma gastronomia riquíssima, suculenta e variada, seguindo a tradição de várias gerações. A diversidade da paisagem natural e as influências recebidas durante séculos de outras gentes, são elementos que explicam a multiplicidade das especialidades gastronómicas.
A arte da culinária em Braga é famosa, não só pela variedade de ementas, mas sobretudo pelo cuidado e frescura na sua confeção.
Deixamos-te aqui alguns dos muitos restaurantes que deves visitar em Braga.
Delicia-te com tradição e sente-te em casa da avó!
Com uma vista deslumbrante sobre o rio Cávado, um espaço elegante e pratos tradicionais de comer e chorar por mais, é esta a combinação que faz do restaurante Dona Elvira uma referência no panorama gastronómico do Minho.
No Dona Elvira, podes apreciar a boa comida, a hospitalidade e a tranquilidade da paisagem tipicamente minhota, aliada ao conforto, à modernidade e à simplicidade que o espaço oferece.
Localização:
Uma boa refeição está no prato e no serviço.
No restaurante Tia Isabel, situado no coração do minho, temos a tradição da gastronimia regional portuguesa aliada ao requinte.
Localização:
https://goo.gl/maps/pdQV9gwHVuxz4TLV7
Um pouco mais distanciado do centro de Braga este é o espaço indicado para quem quer jantar num sítio elegante, calmo e acolhedor, longe da confusão da cidade.
Requinte, elegância, modernidade e tranquilidade são alguns dos adjetivos que melhor descrevem este restaurante.
Desde o serviço prestado até à confeção dos seus pratos, pelo orgulho que nele habita de cozinhar com método e paixão, o Friends prima pelo bem estar do cliente e remete-nos para as memórias de infância através das sobremesas apresentadas. Experimenta e vais perceber do que falamos!
Aqui encontras uma linha de sabores, experiências, e saberes empíricos com bons ingredientes envolvidos por momentos e apresentações.
No Friends Restaurante percorre uma viagem entre o Mar e a Terra!
Localização:
https://goo.gl/maps/cKUR1Y81tWT8ZoNP8
Tal como o nome indica, o espaço deste restaurante é perfeitamente retro. Aqui praticamente tudo tem história, levando-nos para uma lembrança do passado, como é o caso de um candeeiro que está sobre o balção e que veio diretamente dos antigos CTT, o quadro preto de uma escola primária, o famoso cão de louça que as nossas avós têm na sala, e até a icónica abelha maia que esteve durante anos na Rua do Souto. Quando entrares no Retrokitchen estes elementos não vão passar despercebidos.
É também impossível não espreitar pelo portão verde, devido ao ambiente que se vê, quando passamos na rua. Apesar de ter a porta fechada não te retraias!
A comida é simples e caseira, bem como o ambiente, até que nos esquecemos que estamos num restaurante, e de repente parece que estamos em casa com os amigos.
Localização:
O Atravessado é daqueles lugares em que facilmente nos deixamos transportar para as memórias sensoriais do antigamente, em que um bom petisco e uma boa conversa eram o prato do dia. Com o compromisso de trazer até aos seus clientes uma cozinha que homenageia as avós e, por consequência, aquela comidinha bem nossa e saudosa.
O Atravessado propõe uma redescoberta daqueles aromas e sabores que nos são mais familiares.
Localização:
Ao entrar no Félix Taberna, temos a sensação de estarmos a entrar na casa da nossa avó. A decoração "vintage" é simples mas de um pormenor cuidado; há uma série de objetos de outros tempos, máquinas de escrever, rádios, candeeiros, que decoram o espaço e lhe dão um cariz romantico e kitsch.
A comida aqui servida apela à memória e ao passado, sendo a ementa preenchida por pratos tradicionais da região minhota.
O serviço é descontraído mas personalizado e a anfitriã recebe-nos de braços abertos como se da nossa tia se tratasse.
Localização:
Para quem elege os sabores tradicionais do Minho, este é certamente um restaurante a considerar. Um espaço que presenteia quem o visitsa com 3 salas distintas, cada uma com a sua personalidade.
Aqui a comida é ainda servida em taças de barros que contrastam com um espaço moderno.
Localização:
Recentemente estabelecido em Braga, o Kartilho propõe uma experiência de simbiose total entre o pasto e a vinha.
Com uma cozinha que dá primazia à carne e, mais concretamente, ás carnes maturadas, trazendo à mesa o sabor das coisas simples.
Localização:
O Arcoense foi fundado há 30 anos e distingue-se não só pelo produto e pela qualidade que abraça, como também pela produção própria de porco bísaro.
Com uma ementa bem elaborada e diversificada e um atendimento de excelência que convida a regressar, o Arcoense é um espaço cool que homenageia e respeita os pratos típicos portugueses - é como almoçar ou janar na casa da avó.
Localização:
https://goo.gl/maps/JVBGNiGjgweJK4Bu9
Fontes: webraga.pt
bragacool.com
cm-braga.pt
tastebraga.pt
evasoes.pt
16 de Dezembro de 2019
Catarina MirandaAssistente Administrativa
* Chamada para rede móvel nacional.