Já pensaste nas tuas férias 2020? Achas que é cedo demais? Não, não é.
Planear férias com muita antecedência tem várias vantagens. Ao procurares inspiração já estás a viajar. Ao planear a viagem, agendar datas, reservar voo ou alojamento, as tuas férias 2020 passam do sonho à realidade. Ter algo concreto em mãos é o primeiro passo para atingir a satisfação que todos procuramos com as tuas férias para recarregar as baterias.
Para não falar também de que se começares a procurar os voos, alojamentos e atividades do teu destino com antecedência, tens hipóteses de encontrar voos a melhores preços.
Vê aqui como podes planear as tuas férias 2020, de forma a aproveitá-las da melhor maneira. Depois de teres a tudo definido, podes ver aqui as dicas para planear a tua viagem.
Que tempo de férias 2020 de reservam?
Este ano podes transformar 22 dias de descanso em 48. Regra geral, todos temos 22 dias de férias anuais e, por isso, vamos somar a esses dias os feriadis nacionais que podemos usufruir este ano.
Feriados 2020 em Portugal:
Os 13 feriados nacionais de 2020 vão ser reduzidos a 9. Perdemos assim os feriaods de 12 e 25 de Abril, 15 de Agosto e 1 de Novembro.
Mas mesmo assim temos a possibilidade de ter 31 dias de descanso e vamos ainda ver a melhor maneira para transformar os 22 dias de licença laboral em 48 dias de férias.
Vamos começar pelas férias grandes. Ao definires o teu período de férias mais prolongado do ano, será mais fácil dividir os dias que restam noutras fases do ano.
Geralmente, todos olhamos para agosto como o mês das férias grandes. Mas este ano isso pode mudar e acreditamos que muitos vão olhar pra junho.
Como o feriado de 15 de Agosto é um sábado, o máximo de férias que se consegue neste mês é de 10 dias de licença, que equivale a 16 dias de férias consecutivas: de 1 a 16 de agosto ou de 1 a 30 de agosto. Neste cenário, restam 12 dias de licança para espalhar pelo resto do ano.
Se é daqueles que gosta de gozar as férias todas seguidas, ou para aquela viagem a um destino mais exótico ou distante com o qual sonhas há muito tempo, junho é o mês que mais se proporciona. Com 2 feriados nacionais e a possibiliade de somar o feriado municipal de São Joao ou São Pedro, os teus 22 dias de licença transformam-se em 37 dias consecutivos de total lazer: de 30 de maio a 5 de julho.
E dezembro? Pois é. Nunca pensaste em dezembro para férias totais? Pois com os 3 feriados do mês, mais o Ano Novo á sexta-feira, dezembro pode render 37 dias de férias, dos quais só gastas 21 de licença laboral, de 28 de novembro a 3 de janeiro. Ainda ficas com 1 dia para gozar uma ponte.
Vais pensar que enlouquecemos por sugerir dezembro para férias grandes, afinal é frio, chuvoso e cinzento. Pois! Sabias que o himisfério sul é o oposto? Quentinho, mais seco, com dias longos e limpos. E há destinos para todos os gostos.
A Páscoa é sempre uma boa fase para o primeiro período de descanso. Após quatro meses de trabalho, já todos ansiamos por uma pausa para espairecer.
É uma altura ótima para uma semana de férias em família. Aliando as tuas férias com as férias escolares dos teus filhos, 4 dias de licença laboral podem equivaler a 9 dias de férias, aproveitanto a semana antes da sexta-feira Santa, de 4 a 12 de Abril.
Com o Natal e o Ano Novo a caírem à sexta-feira, o cenário mais vantajoso é marcar férias na semana entre as duas datas festivas, em que 4 dias de licença vão trazer-te 10 dias de férias, de 25 de dezembro a 3 de janeiro.
À primeira vista, 2020 parecia pouco risonho para rentabilizar as férias laborais. Mas há hipótese de tirar uma semana de férias que vale bem a pena.
Falamos do mês de junho, em que o Dia de Portugal cola com o feriado do Corpo de Deus (10 e 11 de junho). Ora, isto significa imediatamente que com apenas 3 dias de licença, triplicas o teu tempo para 9 dias de descanso, de 6 a 14 de junho.
Aproveitar fins-de-semana prolongados é uma excelente maneira de permear o ano de trabalho com uns períodos de lazer.
Vejamos os feriados de 2020 que colam com o fim de semana:
E as "pontes"?
E finalmente as "pontes" quw podes transformar em férias.
2020 é pouco generoso com as pontes mas quem tiver hipótese de gozar o Entrudo, pode ganahar maus uma ponte:
Fazendo as contas, 3 dias de férias laborais gozadas corretamente podem totalizar 12 dias para passeio.
Fins de semana prolongados e "pontes" são sempre boas oportunidades para uma escapadinha em Portugal. Contudo, não descartes a possibilidade de viajar até um destino no estrangeiro.
Os feriados municipais são sempre datas a registar no calendário de férias. Com sorte, ainda consegues mais um fim-de-semana prolongado ou uma ponte.
Em 2020, o Santo António perde o seu dia de feriado para um sábado. O São João, foi cair mesmo no meio da semana, à quarta-feira, e o São Pedro estende o fim de semana até segunda-feira.
Há duas formas de duplicar os 22 dias de férias
Opção A com férias grandes em Agosto
Opção B sem férias grandes
Se abdicares de férias grandes em agosto e quiseres períodos pequenos de férias mais distribuídos ao longo do ano, existe outra opção. Este esquema de escolha dos dias de licença permite 58 dias de viagem em períodos mínimos de 4 dias (para umas escapadinhas a cidades europeias), e o máximo de 9 dias (já a pensar em viagens a novos países).
Férias 2020? Agora resta-te consultar as dicas acima, apontar num calendário e tirar o melhor partido dos 137 dias do ano em que podes descansar. E começa já a preparar as tuas viagens de 2020!
Fonte: vagamundos.pt
11 de Fevereiro de 2020
Catarina MirandaAssistente Administrativa
* Chamada para rede móvel nacional.