Uma das oportunidades mais incríveis que temos é de facto viajar. Viajar é adquirir conhecimento, é realizar sonhos, é expandir energia e conectá-la com tudo o que o mundo pode oferecer.
Para muitos viajar é uma maneira de fugir da realidade, para esquecer os problemas do dia-a-dia e para descansar; já para outros é uma maneira de se encontrar, de entrar em contato com sentimentos profundos, de descobrir, de aprender e ver o que nunca imaginou que existia.
Gostavas de te aventurar pelo mundo na tua própria companhia?
Confere em baixo a importância de viajar e explora as dicas que temos para organizares uma viagem segura e divertida.
Viajar é importante porque saímos do nosso mundo e vemos outras possibilidade de ser e ter. Outras realidades, outras maneiras, outros costumes. E isso contribui para sermos menos preconceituosos, sermos mais humildes e mais empáticos com o próximo.
Viajar é importante porque o mundo é muito maior do que imaginas e há milhões de coisas que só poderás sentir, tocar ou experimentar, se saires da tua bolha e experimentar ir. Simplesmente ir.
Viajar é importante porque te enriquece. Gastas dinheiro mas ganhas em todos os sentidos: mentalmente, visualmente, energeticamente, organicamente. A viajar propões-te a conhecer e viver coisas e situações que contribuem para o teu crescimento pessoal e experiência de vida.
Viajar é importante porque não parece ser muito interessante viver sempre as mesmas coisas, nos mesmos lugares, comer as mesmas comidas, ouvir a mesma língua, sentir os mesmos cheiros.
Viajar é importante, pois, estando ausente, aprendes a dar valor a tudo aquilo que na tua rotina é normal. Sentes falta da tua almofada, da comida de um familiar, da voz de alguém especial, da tua casa. Aprendes a dar mais valor ao que geralmente não sentes falta.
Viajar é importante porque não controlas o que acontece longe da tua realidade. Lidas com imprevistos, com o desconhecido, com mudanças. Saindo da tua velha e boa zona de conforto, desenvolves habilidades que nem imaginavas ter.
Viajar é importante porque percebes que a tua cultura está muito mais em ti do que imaginas. E que toda a diversidade cultural existente na terra é o bem simbólico mais precioso que a humanidade carrega.
Antes de tudo, reflete sobre quais são os teus medos quando pensas em viajar sozinho e se esses medos são reais ou se apenas se baseiam na opinião dos outros.
Depois disso, diferencia o que é medo do que é mesmo risco para saberes com o que deves realmente estar atento.
Se te sentes inseguro para colocar uma mochila ás costas e conhecer sozinho o mundo, começa devagar e não te prendas, vai no teu tempo.
Começa, por exemplo, por ir sozinho ao cinema, passar um fim de semana sozinho.
Para não te aventurares logo no ínicio a viajar sem nada planeado e sozinho, aconselhamos-te a comprar uma viagem já com um percurso definido e em grupo. Assim, terás a oportunidade de viajar com pessoas que nunca viste antes e poderás até fazer amigos incríveis.
O Hostel é um género de pousada com o estilo mochileiro, que significa um lugar fácil para se fazer amizades.
Muitas pessoas retraem-se com o medo do que os outros vão dizer. O melhor mesmo é não ligares ao julgamento alheio.
Do mesmo modo que algumas pessoas possam pensar que não tens amigos, outras podem pensar que és corajoso e não dependes de ninguém para realizar os teus sonhos.
Uma boa ideia é começar por países ou regiões onde a cultura ou o idioma sejam mais parecidos com os teus. A primeira viagem é sempre uma quebra de paradigma e pode ser a primeira de várias ou gerar mais resistência. Então, procura algo que não seja tão difícil para ti.
Pesquisa muito sobre o local, quanto mais souberes, mais seguro te vais sentir.
Em alguns países, principalmente as mulheres, atraem olhares, contudo podem não ser olhares de rejeição, mas sim de curiosidade.
Por isso, quando escolheres o teu destino, pesquisa antes sobre os principais hábitos do lugar e tenta adaptar-te quando estiveres lá.
Se queres um tempo sozinho, não há problema, mas se estiveres a fim de fazer novas amizades pode ser uma boa oportunidade.
Parece óbvio, mas vais encontrar pessoas boas e más em qualquer país. Por isso, é bom não ter preconceito. Se precisares de alguma coisa, os moradores locais podem ser uma boa ajuda.
- Existem aplicativos que permitem fazer download de mapas para o telemóvel e usar off-line. Isso ajuda no caso de te perderes.
- Faz download para o teu telemóvel de um tradutor de português para o idioma local.
- Não fiques refém do wi-fi. Em muitos países já consegues comprar no aeroporto um chip de telemóvel.
- Vale aquele bom e velho conselho de mãe: não bebas muito e fica atento para não te colocarem nada na bebida.
- Faz um seguro de viagens e dá uma vista de olhos nas regras antes.
- Deixa no teu e-mail uma cópia digitalizada dos documentos (principalmente passaporte).
- Coloca dentro do passaporte alguns contactos telefónicos para o caso de emergência, bem como informações do seguro de viagem.
- Deixa um cartão de crédito separado, para o caso de perda ou roubo de carteira.
- Deixa com alguém da tua confiança o login do loalizador do teu telemóvel. Assim, podem acompanhar por onde andas caso fiques muito tempo sem contacto.
Segue os teus instintos e boa viagem!
Fontes: casavogue.com
evenaviagem.com
09 de Fevereiro de 2020
Catarina MirandaAssistente Administrativa
* Chamada para rede móvel nacional.