Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

Braga é uma cidade bem familiar com boas opções de lazer no dia a dia. São muitos parques, praças públicas, trilhos, miradouros, complexos de lazer, história, cultura …

 

A Rede de Percursos Pedestres de Braga, promovida pela Câmara Municipal de Braga, totaliza cerca de 280km de trilhos, que percorrem todo o concelho passando por montes, vales, rios e também pela cidade. Há trilhos para todo o tipo de caminhantes, com dificuldades, distâncias e pontos de interesse distintos.

 

A We Braga partilhou alguns trilhos e nós decidimos reproduzir para ficares a par!

Na senda dos Galos:

A partir da ampla panorâmica do topo do monte do Picoto, que se desenrola este percurso, procurando percorrer uma envolvente natural que abrange os parques do Picoto, da Ponte, das Camélias, bem como a Ecovia do rio Este. Aos caminhantes sugere-se um olhar atento aos detalhes que surgem ao longo do percurso, quer relacionados com o património como também com a fauna e com a flora.

Trilho dos Bosques do Rio Este:

Na sua senda ao longo de Braga, logo que atinge o fim da zona urbana, o rio Este alarga as suas margens e passa a correr por entre um ambiente totalmente natural. À sua volta, ocorrem várias espécies ribeirinhas, tais como, entre outras, amieiros, vidoeiros e choupos. À flora, junta-se a fauna, avistando-se algumas espécies de aves.

Trilho dos Dois Montes:

Entre o Complexo Desportivo da Rodovia e a envolvente ao Santuário do Bom Jesus, por peculiares caminhos que “fogem” à estrada principal e que atravessam alguns dos locais mais tradicionais de Nogueiró e Tenões, o “Trilho dos Dois Montes” proporciona uma experiência de descoberta duma envolvente pejada de emotividade, pelos subtis pormenores que se revelam exuberantes quando descobertos.

Grande Rota da Serra dos Picos:

Sob o abraço do Sameiro com a Serra dos Picos e dos encantadores e refrescantes rio da Várzea e ribeiras de Provências e Reamondes, surge a zona de maior altitude média de Braga, nas freguesias de Espinho, Sobreposta e Pedralva. Entre serranias, vales e lugares onde quase nada escapa à sensação de parecer ter importante significado patrimonial, capta-se uma aura a fazer lembrar um pouco a serra do Gerês ou da Peneda, numa experiência de tranquilidade e comunhão com a envolvente que enche a alma de quem aqui vem.

Caminho dos Santuários:

Lá no alto dos montes sobranceiros à cidade de Braga, três santuários impõemse na paisagem: o Santuário do Bom Jesus do Monte, o Santuário de N.ª Sr.ª do Sameiro e o Santuário de Santa Maria Madalena. São, não só lugares maiores de culto religioso, mas também espaços de eleição para o lazer e para o descanso. Aqui, a excecional riqueza arquitetónica e histórica tem correspondência com uma envolvente natural encantadora que junta a mata do Bom Jesus, manchas de floresta autóctone e panorâmicas que abrangem a cidade de Braga e toda a região envolvente até ao oceano Atlântico.

Trilho da Morreira:

O vale da ribeira de Morreira e o monte da Senhora da Saúde compõem uma envolvente encantadora mas ainda pouco conhecida, que um passeio a pé revelará em todo o seu esplendor. É um percurso curto, de dificuldade média. Existem vários pontos de interesse para ser apreciados. Uma subida ao monte da Senhora da Saúde ilustra uma imagem daquilo que é uma envolvente tipicamente minhota.

Trilho da Santa Marta das Cortiças:

A 562 metros de altitude, uma pequena capela em devoção a Santa Marta, rodeada de frondosos sobreiros, dá o nome a um lugar de uma ímpar importância histórica: Santa Marta das Cortiças, cujo vasto e transversal património arqueológico, que discretamente ainda se guarda no subsolo, evidencia marcas que remontam ao século VIII a.C. São dessa longínqua época os mais antigos achados arqueológicos encontrados nas plataformas mais altas da montanha, aos quais se juntam outros, como os vestígios dum castro (que veio a ser romanizado), duma Basílica dos primórdios do Cristianismo datada dos séculos V e VI e do Palácio do Reino dos Suevos, que atestam uma ocupação deste local durante mais de um milénio.

Trilho dos Miradouros:

Em busca de desvendar o segredo das localizações únicas de onde se contemplam paisagens que se estendem entre as margens dos rios Minho e Douro, por toda a linha litoral do Minho entre a Galiza e o Douro Litoral, ou uma panorâmica única sobre a cidade de Braga a partir de sul e a Veiga de Penso, este percurso transpõe florestas, campos e núcleos rurais.

Pelo Vale do Cávado:

O rio Cávado nasce na serra do Larouco, no concelho de Montalegre, e percorre 135km até desaguar no oceano Atlântico, em Esposende. O rio e as atividades económicas que lhe estão associadas, são aspetos identitários das freguesias que o intermedeiam com a cidade de Braga. Aqui, o contraste com as freguesias montanhosas, como Sobreposta e Pedralva é evidente, com panorâmicas mais abertas, propriedades maiores e desníveis relativamente suaves.

Entre Braga e o Cávado:

Este percurso lança o desafio de se lembrar ímpares elementos da História, ligando a zona urbana do concelho de Braga ao rio Cávado, por um trajeto nas imediações da Via XIX. São cerca de 18km, num trajeto circular, onde o caminhante poderá sentir a magnitude da herança histórica da cidade de Braga.

Sem dúvida, vale a pena experimentar viver em Braga e tirar proveito daquilo que Braga tem de melhor: vinho, belezas naturais e gastronomia. Esperamos que sua nova experiência de vida seja ainda melhor. Então, bem-vindo a Braga! 

 

 

 

Fonte: webraga.pt / cm.braga

06 de Janeiro de 2021

Sara MartinsAssistente de Marketing

Gosta de cidades com trilhos? Então vais gostar de Braga.

Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

* Chamada para rede móvel nacional.

Está com dificuldades? Nós ajudamos!