Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

Mais um ano arranca e chegou o momento de fazer contas à vida para apurar o rendimento total auferido em 2021. No apuramento das contas finais, entra o valor a pagar ou a receber no IRS 2022. Este ano a entrega da declaração do imposto está agendada para dia 1 de abril de 2022. Mas antes há uma série de procedimentos a ter em conta de forma a maximizar o reembolso - se for caso disso.

 

Toma nota das datas a ter em conta para fazeres o teu IRS 2022.

Comunicar agregado familiar até 15 de fevereiro

Os primeiros dados a comunicado às Finanças para fazer o IRS de 2022 dizem respeito à composição do agregado familiar até ao dia 31 de dezembro de 2021. Isto é, se houve um divórcio na família, o nascimento de um filho ao longo do ano passado ou mudanças sobre residência alternada de filhos em guarda conjunta.

 

Se nada for reportado, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) assume automaticamente os dados relativos ao ano anterior (2020).

Verificação de faturas no IRS 2022 até 25 de fevereiro

Vai ser possível verificar faturas no portal e-fatura até ao dia 25 de fevereiro. Caso existam faturas que ainda não estejam registadas no portal, deves inseri-las manualmente. E deves ainda verificar se todas as faturas da saúde têm a respetiva receita médica associada.

 

Os trabalhadores por conta de outrem que também auferem rendimentos de trabalho independente têm de informar até à mesma data se os gastos foram realizados no âmbito dessa atividade profissional.

Deduções à coleta divulgadas até 15 de março

Será no dia 15 de março, que o Fisco vai disponibilizar os montantes das deduções à coleta proporcionados pelas despesas comprovadas por fatura e outros documentos. Cada contribuinte poderá consultar e verificar o valor calculado na sua página pessoal das Finanças, já que os montantes vão aparecer pré-preenchidos nas declarações de IRS.

 

Também será neste momento em que vão ser identificados os valores relacionados com outras deduções como seguros de saúde, juros do crédito habitaçãorendas das casas, taxas moderadoras, propinas das universidades, etc.

Reclamação de faturas entre 15 e 31 de março

Se encontrares alguma informação incorreta nesta fase de apuramento do teu IRS 2022, podes apresentar uma reclamação junto da AT entre 15 e 31 de março de 2022. Mas note-se que apenas se pode reclamar das deduções à coleta relativas às despesas gerais familiares e ao benefício pela exigência de fatura apurados pela AT. Já as faturas relativas à saúde, educação, habitação e lares podem ser alteradas manualmente pelo contribuinte desde que haja faturas que comprovem as alterações.

 

É também neste período que os contribuintes podem escolher a quem querem consignar o IRS ou IVA e, para o efeito, o Portal das Finanças vai disponibilizar uma lista de entidades.

Entrega e liquidação do IRS 2022 de 1 de abril a 30 de junho

Reunidos todos os dados e documentos, chega o momento de entregar a declaração anual de rendimentos às Finanças. E pode-se fazê-lo entre dia 1 de abril e 30 de junho de 2022. Agora, é necessário entregar o IRS 2022 online, na página do Portal das Finanças. E quem tiver dificuldades em fazê-lo, a AT disponibiliza um conjunto de locais de atendimento digital assistido em juntas de freguesia e ainda serviços de Finanças.

Receber o reembolso do IRS 2022 até 31 de julho

Até dia 31 de julho, a AT vai enviar a nota de liquidação do IRS 2022. E este é o prazo limite para receber o reembolso, desde que a declaração tenha sido entregue no prazo previsto.

Pagamento do IRS 2022 até 31 de agosto

Quem tiver de pagar IRS deverá fazê-lo até ao dia 31 de agosto. E se houver dificuldades em fazê-lo é possível pedir o pagamento da dívida em prestações junto das Finanças.

Fonte: idealista.pt

18 de Janeiro de 2022

Sara MartinsAssistente de Marketing

Já são conhecidas as datas para verificar faturas e preparar o IRS 2022 de forma garantir o reembolso do imposto. Toma nota.

Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

* Chamada para rede móvel nacional.

Está com dificuldades? Nós ajudamos!