Trabalhar em casa é o sonho de muita gente, mas ainda um privilégio para poucos. Ter um escritório organizado em casa é ideal para quem pode trabalhar através de casa, evitando trânsitos, correrias e ainda uma forma de economizar dinheiro.
Mesmo para quem não trabalhar diretamente através de casa, ter um espaço profissional é sempre bom, para o caso de precisares de resolver algum assunto de trabalho.
A primeira coisa que deves ter em mente é que necessitas de separar o espaço de lazer, do espaço de trabalho, para que não haja confusão entre a vida doméstica e profissional. Simultaneamente, o espaço a criar deverá ser capaz de influenciar positivamente a tua produtividade.
Mesmo que não disponhas de espaços amplos em casa para o teu mini escritório, é possível criar um espaço funcional e agradável. E que tal, aproveitar um cantinho vago, alguns metros de parede vazia ou outras áreas que nunca pensaste explorar?
Deixamos-te 5 dicas sobre como montar um escritório em casa. Com pouco espaço e muita criatividade, é possível ter o cantinho ideal, sem comprometer o orçamento.
Antes demais deves ter em atenção se o espaço que vais escolher permite um ambiente agradável, com momentos de silêncio e tranquilidade.
Se a tua casa tem uma divisão extra, como um quarto de hóspedes sem utilidade, está na hora de o transofrmares num home office.
Se morares num apartamente pequeno, ou tiveres pouco espaço em casa, o melhor mesmo é montar o teu escritório de forma compacta, aproveitando os cantos e corredores.
Na hora de escolher o local, a luz deve ser tida em consideração. A luz do sol ajuda-te a manter o foco, e ainda a economizar na conta da eletricidade. Procura posicionar a mesa perto da janela, de forma a que durante o dia consigas trabalhar com luz natural. A luz natural faz bem, mas provavelmente não será suficiente para iluminar o teu home office, por isso, as lâmpadas LED são uma boa opção pois são mais económicas.
Outra dica é colocar candeeiros ou lâmpadas de mesa, em vez de luzes de parede. Essas luzes podem proporcionar brilho suficiente e deixam o ambiente bem iluminado. Opta por lâmpadas de luz branca, que tornam o espaço mais claro e relaxante.
Hoje em dia, o computador é a principal ferramenta de trabalho, pelo que será importante considerar, no mínimo, uma bancada e uma cadeira ou banco em alturas compatíveis. Fora isso, é interessante ter por perto alguns blocos de gavetas, estantes, prateleiras e/ou nichos de arrumação.
O mais importante é deixar o ambiente quase padronizado em relação aos restantes espaços da casa. Móveis com muitas curvas, por exemplo, não são tão funcionais, pois impedem uma reestruturação futura e utilização do mesmo ambiente de outras formas. Simultaneamente, tornam o ambiente muito chamativo, o que gera distrações que atrapalham o desempenho no trabalho. Por isso, opta por linhas simples e objetos funcionais.
Quando o espaço é escasso, utilizar as paredes é uma boa opção. Considera explorar o espaço vertical com prateleiras que vão dar a flexibilidade necessária para a organização.
Na hora de decorar o ambiente, pensa nas cores e no poder que têm sobre o espaço e perante o teu foco. Tem em consideração que:
O ideal é apostar no contraste entre as cores das paredes e dos móveis. Os espelhos são também uma boa aposta, já que ajudam a dar uma sensação de profundidade ao ambiente. Além disso, por refletirem a luz natural, aumentam a claridade.
Fonte: idealista.pt
* Chamada para rede móvel nacional.