Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

O evento Braga Romana tem o propósito de comemorar os primeiros tempos de vida daquela que foi a Opulenta Cidade Bracara Augustus. 

 

Terminadas as Guerras Cantábricas que puseram fim à conquista da Península Ibérica, e instalada a paz romana, o Imperador Romano César Augusto funda três cidades no Noroeste da Hispânia, Bracara Augusta, Lucus Augusti e Asturica Augusta. 

 

Bracaca Augusta terá sido presumivelmente fundada entre os anos 16/15 a.c na região dos Bracari, situada entre os rios Lima e Ave. 

A nova Cidade Imperial deve o seu nome de BRACARA ao povo indígena que ocupava o território, e o epíteto de AUGUSTA, em homenagem ao Imperador que a fundou, tendo sido sede do Conventus Bracarensis, inserido na província Tarraconense. 

 

 

Ao longo dos séculos, Bracara Augusta vai ganhando preponência, chegando mesmo no século IV, com o Imperador Diocleciano, a Capital da nova província da Galécia. 

Como cidade imperial, desenvolveu gradualmente importantes funções comerciais, jurídicas, religiosas, políticas e administrativas, proporcionando o aparecimento de variados espaços públicos de caracter lúdico. 

 

Neste sentido, a Braga Romana pretende recriar o universo romano, em particular o quotidiano dos denominados Bracaraugustanos através de vários Artesãos, Mercadores e Místicos assim como as iguarias da Área Alimentar.

Assim, durante o evento, as ruas de Braga, enchem-se de barraquinhas, uma vez que os mercados eram uma das expressões mais marcantes da vida das cidades do Império Romano. Os mercados chegavam a Bracara Augusta de todos os pontos do Império para apresentar e vender os mais variados produros. Na capital da Galécia o mercaod era, também, um ponto de encontro de culturas e saberes, e ocasião para a diversão e o lazer. 

É caso para dizer em Braga sê Bracaraugustano!

Veste-te a rigor, delicia-te com as iguarias romanas revisitadas para ti, encanta-te com os bailarinos e dança ao som da música do Deus Lupercus, diverte-te com as pantominas dos atores, embriaga-te com os sucos de Baco, aprende estratégias nos jogos, saúda a Júpeter, honra a Marte com os Lagionários e usufrui dos produtos artesanais. 

 

Revive Bracara Augusta!

 

 

Fontes: bragaromana.com-braga-pt

webraga.pt

26 de Fevereiro de 2020

Catarina MirandaAssistente Administrativa

A feira medieval da cidade Bimilenar

Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

* Chamada para rede móvel nacional.

Está com dificuldades? Nós ajudamos!