Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

Toda a gente sabe (e que não sabe fica agora a saber) que as praias do norte de Portugal são um pouco ventosas, mas esta é apenas umas das verdades. As praias do Norte têm de facto maior probabilidade de nortadas (os ventos que afetam as praias portuguesas) mas têm também muitas qualidades. São excelentes para dar passeios à beira mar, o que por sua vez faz muito bem à saúde. A água salgada do mar também faz muito bem ao sisterma respiratório devido à grande quantidade de iodo presente no sal marinho e nas algas. 

 

Vamos então conhecer as melhores e mais belas praias do norte de Portugal. Da Apúlia até Caminha, passando por Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Espinho e Viana do Castelo: todos estes destinos conjugam na perfeição a beleza de uma praia confortável com a história e cultura das cidades circundantes. 

Esposende

Praia da Apúlia

Ao visitar a praia da Apúlia é certo que a imagem que vais reter não é o areal branco e limpo, nem o mar frio e caprichoso, mas sim aquela curiosa fila de moinhos instalados no cimo das dunas para aproveitar os ventos fortes da zona. Recuperados pelos proprietários são excelentes "spots" de Verão, num lugar verdadeiramente priveligiado, quer pelo sossego quer pelas vistas sobre a longa e estreita costa que se prolonga a perder de vista. 

 

Alguns barquinhos de pesca artesanal dão um ar rústico à praia, mas a parte mais bonita e selvagem ficaum pouco mais à frente. À medida que caminhares, as dunas parecem crescer e encrespar-se numa barreira contra as ondas, que vão deixando alguns despojos marinhos aos teus pés. No cimo, nem casas nem moinhos, apenas a vegetação selvagem que antecede o pinhal sombrio de Ofir, que se alcança por um passadiço de madeira. 

 

Localização: https://goo.gl/maps/kAUHwJYB9rPbGXWc7

Praia de Ofir

Situada em Esposende, a Praia de Ofir, envolvida no Pinhal de Ofir, é palco de dias quentes, mar com ondulação e cheiro a sal, mas é também palco de festivais nacionais e festas regionais que enchem a Vila de Fão de cor e música. 

 

Nas redondezas desta praia encontrarás vegetações típicas das dunas, bem como cercas e passadiços a adornar a paisagem. Uma água de qualidade acima da média e temperaturas médias de 19ºC tornam este mar um perfeito exemplo do que as praias do Norte têm de melhor - águas limpas e cuidadosas, e temperaturas só para os mais resistentes. 

 

  • O que fazer perto da praia de Ofir?

 

  • Opta pelo surf atribulado ou um mergulho relaxado

Nesta praia de grande afluência, escolhe o teu lugar de acordo com as tuas vontades. Vais fazer surf? Opta pela zona sul, onde as ondas são mais fortes e o mar tem melhor ondulação. Preferes ler um livro e dar um mergulho refrescante? Procura lugar na zona central da praia, onde terás ao teu dispor àguas mais calmas. 

 

  • Descobre os Cavalos de Fão

Quando as águas do mar descem, expondo as composições rochosas, é possível ver os chamados "Cavalos de Fão" da Praia de Ofir. Reza a lenda que, em tempos passados as forças do povo empurraram a frota para o mar, e as forças divinas transformaram os cavalos em rochas.

 

  • Desfruta da vida noturna

À volta da praia, dezenas de restaurantes, cafés e bares garantem que terás sempre entretenimento disponível. Música ao vivo, música ambiente, jantares animados, serões de festa - as opções são muitas e todas elas a uma distância de minutos.

 

Localização: https://goo.gl/maps/PfQDq1zTgCr2rTnX9

Póvoa de Varzim

Praia Aver-O-Mar

Agora rumo á Póvoa de Varzim, falamos da Praia Aver-O-Mar, um dos agradáveis sítios para se fazer férias no Norte, aqui encontrarás um mix perfeito de praia, cultura, passeios, boa comida e calor. 

 

O mar apresenta a força habitual das águas nortenhas, com diversas formações rochosas ao longo da linha da água e com a habitual vegetação dunar, que dá um certo encanto ao areal. Na praia Aver-O-Mar tens ainda comodidades importantes para dias de praia bem passados: estacionamento, restaurantes diversos, apoio de praia completo. Também para desportistas náuticos.

 

  • O que fazer perto da praia Aver-O-Mar?

 

  • Visita a Póvoa de Varzim

Uma cidade que normalmente passa despercebida aos turistas, a Póvoa de Varzim apresenta encantos que te vão com certeza surpreender. Para quem gosta de conjugar manhãs de praia com tardes de passeio, aproveita a localização da Praia Aver-O-Mar para momentos de exploração turística. 

 

Localização: https://goo.gl/maps/tDCU9FRxacDhD3rF6

Porto

Praia de Mindelo – Vila do Conde

A praia de Mindelo, fica em Vila do Conde, a meia hora do Porto e, ao contrário do que é habitual nas praias do Norte, é resguardada de nortadas. Também é boa para as crianças,

com um extenso areal, águas oceânicas movimentadas e vento norte em abundância, tem excelentes condições para múltiplos desportos náuticos, como o surf, o bodyboard e o kitesurf entre outras modalidades associadas ao mar. A pesca sempre foi a atividade marítima mais antiga nesta zona costeira de Portugal, sendo que a fama de peixes de excelente qualidade é uma das características deste mar.

 

  • O que fazer perto da Praia de Mindelo?

Uma vez que estás numa zona de bom peixe, aproveita para desfrutar disso e comer um excelente peixinho!

 

Localização: https://goo.gl/maps/LCM6VmdUFznZPPPW9

Praia de Matosinhos

So o Porto é a segunda capital portuguesa, com milhares de turistas a renderem-s às maravilhas da Ribe9ra, dos Clérigos e da Sé, então Matosinhos é o refúgio perfeito para quem pretende conjugar a beleza do Porto co o sossego desta cidade piscatória, bem mais calma e repleta de zonas verdes para explorar.

 

A Praia de Matosinhos tem um areal extenso, um mar forte (mas perfeito para banhos) e a marginal, ideal para longas caminhadas de final de tarde. 

 

  • O que fazer perto da Praia de Matosinhos?

 

  • Visita o Parque da Cidade

Quando o sol, o mar e o som animado da praia repleta de gente for demasiado para ti, tens sempre uma escapadinha perfeita a poucos minutos de distância: o Parque da Cidade, onde te podes perder por caminhos repletos de natureza. Aqui podes relaxar, ler um livro, passear o teu canino ou fazer um piquenique em família. 

 

  • Visita o Mercado Municipal de Matosinhos

A praia de Matosinhos apresenta-se como uma excelente opção no leque de praias do norte de Portugal, com uma cidade animada à tua espera. Se gostas de te envolver ns cultura de cada cidade, visita o Mercado de Matosinhos e rende-te ao charme das caricatas vendedoras de hortícolas, peixe e outros frescos. 

 

Localização: https://goo.gl/maps/XN1heamrgukzRc5v5

Praia do Senhor da Pedra - Vila Nova de Gaia

A praia do Senhor da Pedra é conhecida pela capela hexagonal construída num rochedo junto ao mar. A construção desta capela remete para o séc. XVII e poderá ter origem no que se pensa ter sido um culto pagão de doração à natureza e suas divindades. 

 

Nesta praia repleta de misticismo terás outras como didades menos misteriosas, mas igualmente fundamentais.

A localização da praia é imperdível para quem pretender uma visita rápida ao Porto, de forma a explorar a Ribeira, a Sé e a Ponte D.Luís I. 

 

  • O que fazer perto da Praia do Senhor da Pedra?

 

  • Romaria do Senhor da Pedra

Se visitares a Praia do Senhor da Pedra durante o mês de Junho, poderás ter a sorte de assistir à grande romaria anual que enche o areal durante três dias para celebrações que incluem boa comida, artesanato e muita música e animação. 

 

  • Visita as caves de Vinho do Porto

Visitar Vila Nova de Gaia sem visitar uma cave de vinho do Porto é como visitar Paris e não ver a Torre Eiffel, por isso recomendamos que tires proveito disso mesmo! Escolhe a cave que mais te agrada e agenda uma visita, uma pequena excursão pelo Douro, uma sessão de provas, ou até mesmo todas as opções - a decisão é tua e as caves são muitas: Cálem, Croft, Ferreira...ora aqui está uma experiência que que vais com certeza apreciar com todos os teus sentidos. 

 

Localização: https://goo.gl/maps/8efbneR56qGyGyRg7

Praia Azul - Espinho

Em Espinho tens a Praia Azul à tua espera! Esta belissíma praia de areal extenso, limitada por dois paredões, é escolhida por banhistas que apreciam o relaxamento de um dia de sol e mar, e também por praticantes de desporto náuticos, sendo uma boa opção para o surf. 

 

  • O que fazer perto da Praia Azul?

 

  • Campismo

Também es Espinho orás encontrar o Parque Municipal de Campismo, com acesso direto às praias, Se és dado a atividades de aventura e experiências de contacto com a natureza, porque não conjugar algumas noites em modo campismo com algumas noites num alujamento de luxo? Reúne o melhor dos dois mundos!

 

  • Ludoteca: livros e jogos

No Cnetro Azul dentor da praia irás encontrar um espaço de lazer que promove diversas atividades lúdicas. Durante a época balnear o centro empresta aos banhistas livros e jogos que garantem a diversão de todas as faixas etárias! Este espaço de lazer irá entreter os mais irrequietos e permite fugir às horas de maior exposição solar. 

 

Localização: https://goo.gl/maps/uvUwDLFZaEkB9dtU7

Viana do Castelo

Praia da Arda

Situada em Viana do Castelo, a praia da Arda, tem sido aclamada como uma das melhores sítios para passar férias do Norte de Porugal, especialmente por adeptos dos desportos náuticos como o bodyboard, o surf ou stand up paddle. 

 

Um exótico e extenso areal de areias brancas, protegido por pequenas dunas, e banhado por águas cristalinas com Banheira Azul. As paisagens quase tropicais do arela reluzente são antecipadas por quilómetros de campos agrícolas de todas as cores e cujos cheiros de fauna e flora florescem longe das confusões das grandes cidades e do seu ritmo frenético. 

 

  • O que fazer perto da Praia da Arda?

 

  • Visita Viana do Castelo, uma das "pérolas" do Minho

O centro histórico de Viana do Castelo fica localizado a cerca de 20min de distância, onde encontrarás ruelas de arquitetura medieval, bem como diversos monumentos que agradam tanto aos adeptos de História como aos que simpelsmente desfrutam de um passeio descontraído. Não deixes de visitar a Estátua de Viana, a Ponte Eiffel, o Santuário de Santa Luzia ou mesmo a Sé Catedral. 

 

  • Faz uma aula de Surf

Nas redondezas da praia encontrarás algumas escolas de surf que te vão permitir ter umas aulas ou alugar equipamenti, conhecer novas pessoas e desfrutar de um dia diferente. 

 

Localização:  https://goo.gl/maps/DBNWyzDnXxkQXmMy7

Praia do Modelo - Caminha

Localizada em Caminha, junto à Fronteira com Espanha, a praia de Moledo é uma das mais belas da região nortenha, com uma paisagem distina e digna de um postal, na qual a serra distante ilustra o horizonte.

 

O vento forte e a ondulação agitada fazem com que os praticantes de surf e windsurf escolham este local para as suas aventuras. Rica em iodo, rodeada de dunas, vegetação espessa e passadiços e madeira, esta praia é uma das mais bonitas do Norte e um local imperdível para umas férias bem passadas.

 

  • O que fazer perto da Praia do Moledo

 

  • Visita a Mata do Camarido

Conjuga uma ida à praia e um mergulho em águas terapêuticas ricas em iodo, com um passeio pela floresta, para te perderes na imensidão de riqueza natural da Mata Nacional do Camarido, uma floresta muito rica e diversa, mandada plantar por D.Dinis. Um passeio descontraído, uma corrida sossegada ou uma caminhada refrescante - a opção é tua!

 

  • Visita o Forte da Ínsua

Monumento nacional desde 1910, o Forte de Ínsua será um dos pontos altos da tua visita à Praia do Moledo. Poucas praias a norte de Portugal têm a sorte de contar com uma construção centenária localizada num ilhéu junto àa costa, mas rodeado pelas agitadas águas do Atlântico. A fortaleza apresenta o desenho de estrala irregular e alberga no seu interior um convento franciscano que nos remete ao séc.XIV.

 

  • Desfruta do pôr do sol encantado

Um mar que cura, uma serra distante, a floresta nas proximidades e um convento carregado de misticismo cosntruído num ilhéu no meio do mar - se estes fatores no são sufucientes para escolheres a Praia do Mooledo, rende-te a um dos pores do sol mais intensos da costa portuguesa. 

 

Localização: https://goo.gl/maps/fpA6v5AdTvYeHPpE6

Praia do Cabedelo - Caminha

Ainda em Caminha, temos a praia do Cabelo.

O vento ajuda a que desportos náuticos como o windsurf e o kitesurf sejam o ponto alto desta praia. Mas também vale a pena estender a toalha na areia, principalmente de manhã, altura mais favorável aos banhos de sol. De tarde, aproveita para caminhar pelo areal ou pelos passadiços que se estendem para sul. 

 

  • O que fazer perto da Praia do Cabedelo

 

  • Se estiveres no Cabedelo aproveita para ficar hospedado no Feel Viana Hotel. São quatro estrelas de conforto a poucos passos da praia. O spa, a pisicina interior e a sala de yoga contribuem para uma estadia mais zen.

       Podes ver mais sobre este hotel aqui: https://carlomonteiro.pt/pt/blog/escapadinhas-na-natureza

 

Localização: https://goo.gl/maps/mxJKwx9rXdFSBCE29

05 de Fevereiro de 2020

Catarina MirandaAssistente Administrativa

Conhece aqui a nossa seleção e desfruta de uns mergulhos!

Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

* Chamada para rede móvel nacional.

Está com dificuldades? Nós ajudamos!