António Costa Lima Arquitetos apresenta a Casa Altinho, um projeto marcado pelas suas geometrias mínimas de nidificação e materialidade expressiva.
Conhece mais sobre este projeto bem português, bem como algumas imagens do seu resultado.
Tendo em conta o seu contexto , a casa recebeu esse nome provavelmente pela sua altimetria: situada ao longo da orla de lisboa, constitui um patamar acima do nível da Rua da Junqueira. Do largo obtém-se uma situação priviligiada de vistas sobre o atual Museu da Eletricidade e sobre o rio.
A natureza logística do edifício reporta à relação que a cidade de Lisboa tem desde a sua origem com o rio. Integra-se numa zona paralela às margens do Tejo onde existem armazéns fabris e logísticos em ruas como a da Junqueira, Pedrouços, Dom Luís I, Rua da Alfândega, etc.
A opção de manter o perímetro murado original assenta na interpretação do valor intrínseco desta morfologia no contexto da Junqueira e da cidade.
A casa nasce do confronto de dois arquétipos - casa versus armazém - confrontando formas, escalas e materiais. Assim, a casa ocupa o perímetro murado intercalando vazios com cheios em diferentes volumes, pátios e terraços.
Fontes: designboom.com
antoniocostalima.com
10 de Janeiro de 2020
Catarina MirandaAssistente Administrativa
* Chamada para rede móvel nacional.