O Natal está a chegar. E apesar desta ser a altura do ano preferida de muitos portugueses, é também um momento que pode gerar alguma tensão financeira. Entre as contas que é preciso pagar todos os meses - da prestação da casa às faturas da luz, gás e água -, escolha dos presentes de Natal, da decoração e a preparação da consoada, as despesas não parecem parar de se acumular este mês e por isso todas as dicas de poupança são bem-vindas.
Reunimos alguns conselhos sobre o que deves fazer se quiseres reduzir o valor das tuas despesas natalícias. Eis algumas dicas de como poupar nas prendas de Natal:
É certo que é Natal, mas as despesas fixas dos outros meses, como é o caso da prestação da casa ou das faturas da luz, mantêm-se. E por isso, o melhor é fazer um orçamento contabilizando esses gastos primeiro, de modo a perceber quanto é que te sobra para as prendas e para a ceia de Natal.
Antes de te aventurares nas compras, pensa bem no que desejas oferecer a cada pessoa. Assim, quando fores à loja, já terás uma ideia clara do produto que procuras e evitarás ceder a uma série de impulsos.
Tens planeado o presente perfeito para alguém mas o preço é um bocadinho mais elevado do que aquilo que tinhas estipulado? Oferece-o a meias! É melhor investir num bom presente que comprar várias prendas simbólicas.
Esta é uma dica que serve para tudo: prendas, alimentação ou decoração. Aproveite as vantagens das lojas online e pesquise qual delas apresenta os preços mais baixos para os vários artigos que precisa de comprar.
Para além de ser mais prático, ao comprar todas as prendas no mesmo dia e local, evitas também deslocações desnecessárias que representam um custo extra em combustível e estacionamento.
Caso tenhas uma família numerosa, propõe um jogo para este ano. Mete o nome de todos os membros da família em papéis pequenos, coloca-os dentro de uma cesta e de à família para tirarem um ao acaso. Assim, ao invés de terem de comprar prendas para todos, só têm de pensar em apenas um elemento.
Por fim, quando fores embrulhar os presentes, utiliza páginas de jornal, revistas antigas ou até papéis de embrulho reaproveitados do ano passado, e assim, consegues não só poupar dinheiro como também ajudar o meio ambiente.
Fonte: idealista
13 de Dezembro de 2022
Sara MartinsAssistente de Marketing
* Chamada para rede móvel nacional.