Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

A Páscoa está a chegar e este ano espera-nos uma celebração diferente. De norte a sul do país, durante a Semana Santa, preparam-se pratos típicos que juntam à mesa pequenos e graúdos mas, como este ano é muito possível que não possamos juntar-nos em família, preparámos uma viagem gastronómica, deliciosa e tradicional para que não percas nenhuma das iguarias que caracterizam a Páscoa em Portugal, sem sair de casa.

 

De região em região, todas as receitas têm algo em comum: a abundância de comida e a alegria de quem os saboreia. E, nas mesas portuguesas existe um pouco de tudo, desde enchidos, a licores, cordeiro, até à tradicional bola e a pratos doces que ajudam a celebrar o final da Quaresma.

 

Descobre estes sabores, experimenta as suas receitas e deixa que estes pratos tradicionais ajudem a que a tua Páscoa seja um pouco mais "normal".

 

 

Minho

No Minho, no norte do país, as celebrações são, normalmente, dirigidas pelo Compasso, um grupo guiado pelo padre local, que passa por todas as casas oferecendo a benção da cruz. Os habitantes preparam muitos pratos e decoram as mesas para recebê-lo: bolas recheadas (uma espécie de pão recheado de carne e enchidos), muitos doces, ovos cozidos e enchidos (não fosse o Minho conhecido pela sua abundante gastronomia).

 

Na Quaresma, no tempo antes da Páscoa, é altura de jejum: evita-se comer carne às sextas-feiras, por respeito a Jesus Cristo que foi crucificado numa sexta-feira. Mas o domingo de Páscoa já é dia de festa e ressurreição, voltando-se a comer carne como cabrito assado ou borrego, e o tradicional folar ou pão-doce como sobremesa.

 

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes, o folar também é a estrela da festa, mas tem algo especial: está recheado com carne de vitela, de frango, de coelho, com presunto e salpicão, que enriquecem a massa, dando-lhe um sabor muito característico. Enquanto que na maioria das cidades, como por exemplo Bragança ou Mirandela, os folares são redondos e grandes, em locais como Freixo de Espada à Cinta são mais pequenos e achatados.

Beiras

Nas Beiras, o folar é preparado com funcho e canela e decorado com ovos cozidos ou pintados de desenhos coloridos.

Na Covilhã, além do tradicional folar, cozinham broinhas, bolos de azeite e as empanadilhas da Páscoa, pequenos doces em forma de meia lua, recheados de amêndoas e nozes. Para comer e chorar por mais!

Nesta região, tal como em algumas zonas do Alentejo, é normal não consumir carne até ao “Enterro do Bacalhau”, que marca o final da Quaresma. A partir daí, a carne passa a dominar os pratos e o cordeiro ou cabrito são as verdadeiras estrelas gastronómicas.

Alentejo

No Alentejo, o cordeiro e o cabrito também são os principais elementos desta época festiva e, aqui, todas as partes do animal são aproveitadas para preparar pratos deliciosos. O sangue e as vísceras são utilizados para preparar sarapatel e os miolos são considerados um verdadeiro manjar para as papilas gustativas. Mas, não te preocupes, aqui também gostam de receitas doce e não podem faltar as queijadas, os bolos fintos e, como é óbvio, folares.

 

Em Elvas também se prepara o doce pascal, um folar com forma de animais, decorado com amêndoas brancas e ovos cozidos.

Em Castelo de Vide utilizam uma receita própria para criar a Boleima, uma massa doce, recheada com açúcar, canela e maçã. Também podemos encontrar folares em forma de coração, oferecidos pelos namorados ao seu ou à sua amada.

Algarve

No Algarve muitos dos pratos de Páscoa são semelhantes aos que se prepararam de norte a sul, mas um deles tem uma receita alternativa muito interessante. Aqui, o folar foge à tradição e chama-se folar de folhas, preparado com canela, açúcar amarelo, limão e manteiga.

Por todo o país: o que há de comum

Além dos pratos típicos salgados e doces que podemos encontrar em cada região, existem pequenas tradições que são comuns a todo o país e que giram à volta de dois elementos: o chocolate e as amêndoas.

Durante a Páscoa, pais, padrinhos e avós mimam os mais pequenos com ovos de chocolate, figuras de chocolate, como o famoso Coelhinho da Páscoa, e amêndoas de qualquer forma ou variedade, desde amêndoas naturais, a cobertas de açúcar ou chocolate, recheadas, coloridas...

 

Mesmo sem direito a mesa cheia e a uma grande celebração em família, este ano não deixes de festejar a Páscoa com alguns destes deliciosos pratos!

 

 

Fonte: idealista.pt

07 de Abril de 2019

Catarina MirandaAssistente Administrativa

De norte a sul, Páscoa à mesa

Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

* Chamada para rede móvel nacional.

Está com dificuldades? Nós ajudamos!