Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

Tudo o que precisa de saber para preparar um São Martinho a rigor!

Em contraste com o ar frio que se faz sentir lá fora, José está sentado à lareira a golpear as castanhas para mais tarde assar. Já tem a despensa guarnecida de jeropiga e a broa de carne já está no grande forno de pedra no canto da cozinha. Ainda lhe falta preparar as couves para o caldo verde e começar a fazer as brasas para assar as castanhas e para entreter a família que não falha à tradição de saltar à fogueira. Na casa do José todos os anos há encontro marcado no dia 11 de Novembro para comemorar o São Martinho!

 

Se está a pensar preparar um magusto na sua casa, este artigo foi escrito a pensar em si!

 

Se prefere sair para comer as castanhas na rua, este artigo dá-lhe as melhores sugestões de Norte a Sul do país! Confira!

Prepare a sua casa!

A decoração para o S. Martinho não podia ser mais fácil, barata e acessível. Se vai receber convidados em casa, aposte nos produtos naturais que tem à sua disposição: as folhas secas que caiem das árvores, os seus ramos ou até os próprios ouriços das castanhas.

 

Decore a sua mesa com uma toalha de tons escuros e faça um centro de mesa improvisado: utilize uma jarra de vidro e encha-a com ouriços ou castanhas para fazer de centro de mesa. Aposte nos tons castanhos e alaranjados e dê um toque mais rústico com artigos de decoração que tenha aí por casa feitos de madeira!

 

Sugestão: Se tiver crianças em casa, aproveite para passear e colher os produtos naturais que vão servir de decoração, elas vão adorar participar!

Como assar as famosas castanhas?

Já pensou em experimentar apanhar as castanhas em vez de as comprar? Por aqui garantimos que não haverá melhor sensação do que apanhar as castanhas no frio da rua e depois chegar a casa, acender a lareia e saboreá-las bem quentinhas. Mas para tirar proveito do seu sabor característico há que saber prepará-las na perfeição!

 

Modo de preparação:

 

Passo 1 - Faça um golpe horizontal nas castanhas (tenha o cuidado de não as dividir a meio!)

 

Passo 2 - Disponha as castanhas num tabuleiro e espalhe bastante sal por cima.

 

Passo 3 - O ideal é preparar uma fogueira para assar as protagonistas da noite da forma mais tradicional! Mas pode também recorrer ao forno lá de casa: coloque o tabuleiro no forno a 220º durante 25/30 minutos.

 

Passo 4 - Depois de assadas, coloque-as em "cartuchos" feitos com folhas de jornal, tal e qual como as castanhas que compramos na rua!

 

  • Sugestão: Acompanhe as castanhas com Jeropiga, água-pé ou vinho novo.

 

Já sabe o que vai fazer para o Jantar de São Martinho?

Sabia que as castanhas têm uma forte presença na culinária portuguesa? Receba os seus convidados com um jantar de comer e chorar por mais!

 

Sugerimos que experimente assar lombo de porco ou vitela, carnes tenras e suculentas, acompanhar com algumas batatas assadas e com castanhas também. Os assados são pratos extremamente simples de confecionar, tradicionais e que agradam a muitos paladares.

 

Para os vegetarianos, tem sempre a opção de fazer uma sopa de castanhas com cogumelos: é só fazer um refogado com cebola, alho e azeite, adicionar os cogumelos e as castanhas, juntar água, deixar cozinhar, triturar e já está! Mais simples não podia ser!

Mas afinal porque comemos as castanhas?

Há muitos anos atrás, num frio e tempestuoso dia de outono, um soldado romano cruzou-se com um sem abrigo que lhe pediu uma esmola. Sem nada no bolso para lhe dar, o soldado dividiu a sua capa ao meio e ofereceu-a ao pobre mendigo para que se agasalhasse. Segundo a lenda, este gesto tão nobre fez a tempestade desaparecer e um quente e radioso sol iluminou o céu. Um milagre que ficou conhecido como o famoso “Verão de S. Martinho”.

 

Todos os anos, graças a esta lenda, no dia 11 de novembro festejamos o Dia de São Martinho, o soldado de bom coração.

 

Em época de São Martinho, manda a tradição que se façam magustos! Algumas histórias contam que a origem dos magustos está relacionada com o dia de Todos os Santos: acredita-se que em novembro as pessoas preparavam bonitas mesas com castanhas para que os espíritos dos mortos da família aparecessem e as pudessem comer!

Quer festejar o São Martinho fora de casa? Siga as nossas sugestões!

Norte:

 

A Rusga de S. Vicente em Braga tem um magusto à moda antiga preparado para receber toda a população no centro da cidade. O encontro está marcado para domingo, dia 10 de novembro às 15h30 no terreiro da Torre de Menagem. Os participantes podem contar com cantigas populares e religiosas, os habituais saltos à fogueira e outras tradições populares.

 

Centro:

 

Três dias de festa com animações de rua proporcionadas por Grupos de gaita de foles, bombos, cantares à desgarrada, pinturas faciais para os mais novos e stands com gastronomia variada e doçaria da região. Estas são as promessas para os magustos organizados pela Câmara Municipal de Oeiras em colaboração com a ACECOA - Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora. As festividades estão agendadas para os dias 10 e 11 de Novembrono Largo 5 de Outubro, no Centro Histórico de Oeiras e no dia 16 de novembrono Jardim do Palácio Anjos, em Algés.

 

Sul:

Em Portimão festeja-se esta data com a 357.º edição da Feira de São Martinho de Portimão no parque de Feiras e Exposições entre os dias 8 e 17 de Novembro. Neste evento poderá contar com as tradicionais castanhas e petiscar algumas iguarias nos bares e tascas disponíveis. Para se divertir não vão faltar espaços de animação com jogos e carrosséis.

 

 

dia de São Martinho está mesmo aí à porta e chegou a hora de provar o vinho doce, de comer as castanhas à lareira e de reunir a família e os amigos para uma tarde bem passada. Siga as dicas que partilhamos consigo e festeje esta data comemorativa com mais sabor e mais tradição.

 

 

Fonte: zome.pt

10 de Novembro de 2021

Sara MartinsAssistente de Marketing

Saiba como pode preparar um magusto sem grandes despesas, simples, prático e com muito estilo!

Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

* Chamada para rede móvel nacional.

Está com dificuldades? Nós ajudamos!