Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

Com mais de 2000 anos de história, Braga é a mais antiga cidade portuguesa e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo.

 

A Semana Santa de Braga é um dos expoentes máximos de um vasto programa turístico-cultural, e que seduz e atrai quem visita a cidade de Braga, conhecida por vários merecedores epítetos, tais como "cidade dos arcebispos" e "Roma portuguesa", e onde o som perene dos sinos das suas inúmeras igrejas e capelas ecoa no coração de quem nos visita e provoca um sentimento nostálgico de saudade e vontade de regressar. 

 

De todas as que se realizam em Portugal, a Semana Santa de Braga é a mais imponente e a mais divulgada, atraindo muitos turistas à cidade. Os visitantes procuram essencialmente as grandes procissões noturnas que se caracterizam pelas centenas de figurantes e onde se conjugam harmoniosamente elementos da liturgia e da religiosidade popular, bem como antigas tradições e inovação. 

 

É extenso o programa geral da Semana Santa de Braga, contudo destacamos aqui as procissões que se realizam de 4 a 10 de Abril.

Trasladação da imagem do Senhor dos Passos e Via Sacra

4 Abril | 21h30 | Saída da Igreja de Santa Cruz

 

A noite do sábado antes de Ramos é como uma primeira Vigília, de carácter penitencial, a preparar a Semana Santa, tal como, no sábado seguinta, a Vigília Pascal será a celebração festiva do triunfo de Jesus sobre a morte.

 

A procissão em que se faz a trasladação da imagem do Senhor dos Passos, tem início na Igreja de Santa Cruz e termina na Igreja do Seminário, percorrendo a Rua do Anjo, Largo de Santiago e Largo de S. Paulo. 

 

Ponto de partida: https://goo.gl/maps/Xdev8PWFWM5zDr2K7

Bênção e Procissão dos Ramos

5 Abril | 11h00 | Saída da Igreja do Seminário

 

O Domingo de Ramos é o pórtico de entrada na Semana Santa. Neste dia a Igreja comemora a entrada de Jesus em Jerusalém, para consumar o seu mistério pascal. É uma entrada que prefigura e preludia a sua entrada, pela Ressurreição gloriosa, na Jerusalém Celeste. Jesus, porém, quis chegar ao triunfo passando pela Paixão e Morte.

 

O Dia começa com a Benção e Procissão dos Ramos. 

Nesta Igreja, o Arcebispo procede à solene bênção dos ramos na igreja do Seminário. Em seguida, desfila a Procissão dos Ramos em direção à Sé Catedral, percorrendo a Rua D. Gonçalo Pereira. 

 

Ponto de partida: https://goo.gl/maps/9gK8fDSb9jZNqYW56

Procissão dos Passos

5 Abril | 17h00 | Saída da Igreja do Seminário

 

Organizada pela Irmandade de Santa Cruz, a solene Procissão dos Passos oferece aos espectadores, em quadros alegóricos e encenação dramática, o mesmo que, na Missa de Ramos foi lido no evangelho da Paixão.

 

Junto à Igreja de San ta Cruz, tem lugar o Sermão do Encontro e, no decurso deste, os ouvintes assistem ao comovente encontro de Jesus com a sua Mãe Dolorosa, "a Senhora das Dores".

 

Ponto de partida: https://goo.gl/maps/9gK8fDSb9jZNqYW56

Sermão do Encontro: https://goo.gl/maps/au5HtMVQLjYyPrEF8

Cortejo bíblico "Vós sereis o meu povo"

8 Abril | 21h30 | Saída da Igreja de S. Victor

 

Também conhecida popularmente por Procissão de Nossa Senhora da "burrinha", é organizada, desde 1998, pela Paróquia e pela Junta de Freguesia de S. Victor, este eloquente cortejo apresenta a pré-história do Mistério Pascal de Jesus que a Igreja celebra nos dias seguintes. 

 

Ponto de partida: https://goo.gl/maps/JSeUvmaxXRV1nh2y5 

 

Procissão do Senhor "Ecce Homo"

9 Abril | 21h30 | Saída da Igreja da Misericórdia

 

Organizada desde tempos antigos pela Irmandade da Misericórdia, esta procissão evoca o julgamento de Jesus, ao mesmo tempo que celebra a misericórdia por Ele ensinada. 

Abre o cortejo o exótico grupo dos farricocos com grosseiras vestes de penitência, descalços e encapuçados, de cordas à cinta, como outrora os penitentes públicos, uns empunhando matracas e outros alçando fogaréus (taças com pinhas a arder). Daí chamar-se também "Procissão dos Fograréus". Integrados na procissão, os fogaréus evocam os guardas que, munidos de archotes, foram, de noite, prender Jesus.  

 

Ponto de partida: https://goo.gl/maps/mPgvCK43HYm7H3ec6

Procissão do Enterro do Senhor

10 Abril | 21h30 | Saída da Sé Catedral

 

Esta imponente procissão - de todas as mais solenes e comovente - sai da Sé Catedral e leva pelas ruas da Cidade o esquife do Senhor morto. É precedido por um andor com a cruz despida e seguido pelo da Senhora das Dores. Acompanham-no aquelas e outras irmandades, cavaleiros das Ordens Soberana de Malta e do Santo Sepulcro de Jerusalém, Capitulares da Sé, corporações diversas e autoridades. Em sinal de luto, os Capitulares e os menbros das Confrarias vão de cabeça coberta. Para mostrar a sua dor, as figuras alegóricas ostentam um véu de luto, arrastam-se pelo chão. 

 

Ponto de partida: https://goo.gl/maps/VDvsW8xjxuwqP7gH6

Mapa do percurso das procissões acima referidas. 

 

 

Fonte: semanasantabraga.com

03 de Março de 2020

Catarina MirandaAssistente Administrativa

Uma tradição anual multissecular

Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

* Chamada para rede móvel nacional.

Está com dificuldades? Nós ajudamos!