Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

Quer vender a sua casa, mas ainda está a pagar o crédito? Saiba como deve proceder.

A compra de uma casa é talvez um dos maiores investimentos que irá fazer na sua vida. No entanto, as famílias aumentam, os gostos alteram-se, surgem necessidades de deslocação para outra cidade pelo trabalho, ou simplesmente poderá sentir em algum momento que precisa de uma mudança na sua vida e que a troca de casa é um passo que quer dar.

 

Começa a ficar mais atento às casas disponíveis no mercado, faz alguns telefonemas e até já tem planos para a sua futura casa quando se lembra “será que posso vender esta casa se ainda estou a pagar o crédito?”.

 

Sim, é possível!

 

Continue a ler este artigo que vamos explicar-lhe tudo.

 

Peça um “Distrate de Hipoteca”

Se quer vender a sua casa que tem uma hipoteca, terá de proceder ao seu cancelamento. Quando chegar ao momento do novo proprietário fazer a escritura, o imóvel não deverá ter qualquer tipo de ónus ou encargos associados.

 

O cancelamento é feito através do “Distrate de hipoteca” que deverá ser solicitado no seu banco - o documento que confirma que a dívida foi liquidada e que as obrigações contratuais foram cumpridas.

 

Este documento é facultado pela entidade credora no momento da escritura de venda.

Quem deverá tratar deste cancelamento?

Caso 1: É feito um pedido de “Distrate de Hipoteca” e uma nova hipoteca em conjunto

 

Caso efetue a venda do imóvel, será o advogado, ou notário ou o solicitador que celebrou o contrato de compra e venda com financiamento bancário, o responsável por tratar de registar o novo proprietário, a nova hipoteca e o cancelamento da anterior.

 

Caso 2: Há apenas um pedido de Distrate de Hipoteca isoladamente

 

Se pretender efetuar este pedido porque fez a liquidação do crédito na totalidade antes do prazo contratualizado, será o responsável por pedir o documento junto do seu banco e do registo na respetiva Conservatória do Registo Predial

Posso utilizar o meu crédito atual para comprar a casa nova?

Não é possível simplesmente transferir o atual crédito para comprar outro imóvel, uma vez que cada crédito hipotecário tem um imóvel como garantia associado. Assim, necessitando de recorrer a crédito para pagar a nova casa, terá de passar novamente pelo processo de aprovação de crédito com as condições que estiverem em vigor no momento que iniciar o seu pedido.

 

 

Para esclarecer a sua dúvidas sobre o tema do crédito habitação, deverá consultar um profissional para o ajudar, faça-o através de um profissional da nossa Equipa! 

11 de Março de 2022

Sara MartinsAssistente de Marketing

Vender uma casa que tem um crédito associado é possível se proceder à sua total liquidação e cancelamento. Veja como o pode fazer neste artigo.

Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

* Chamada para rede móvel nacional.

Está com dificuldades? Nós ajudamos!