O ano novo é o feriado mais esperado por diversos países do mundo. A data marca a renovação da fé, da esperança, do amor e da determinação. Este é um momento mágico e especial, no qual as pessoas têm a oportunidade de se proporem a novas resoluções e metas.
Apesar de ser considerada uma data da confraternização universal, o ano novo chega em momentos diferentes para alguns países do mundo. Algumas nações comemoram o ano novo primeiro, e outras têm que esperar mais para celebrar a data, tudo por causa dos fusos horários.
Fica a saber quem comemora primeiro a chegada do novo ano e quem tem de esperar mais para o fazer.
As ilhas do Oceano Pacífico são conhecidas por receberem o ano novo antes de muitos países e é por isso que milhares de turistas chegam às ilhas para comemorar a chegada do novo ano por lá.
Mas na realidade, o primeiro ponto do planeta a virar o dia situa-se na Antártida, contudo a ilha oriental de Kiribati, também conhecida como Ilha Carolina, localizada na Oceania é o primeiro local habitado do mundo onde se verificam as primeiras celebrações.
Em seguida, na lista dos países que primeiro comemoram a passagem de ano, temos Samoa, um país próximo à Polinésia Francesa. Por lá, a meia-noite acontece quando em Portugal Continental batem as 10 horas de 31 de dezembro. Exatamente 15 minutos depois haverá festa nas Ilhas Chatham, a 800 quilómetros da Nova Zelândia, país que, por sua vez, celebrará 45 minutos mais tarde.
No extremo oposto, a Samoa Americana, também no Oceano Pacífico, só será 2020 quando em Portugal forem 11 horas do dia 1 de janeiro. Ou seja, uma hora depois do Havai e duas horas e meia após a Polinésia Francesa.
26 de Dezembro de 2019
Catarina MirandaAssistente Administrativa
* Chamada para rede móvel nacional.