Todos os anos, novas tendências de decoração de Natal chegam às nossas casas, para tornar esta época ainda mais especial. E com o início do advento, começa também a melhor época para decorar a nossa casa.
Uma grande tendência para este Natal é o uso de pinheiros artificiais assimétricos. Longe vão os tempos em que tudo se queria perfeito, de uma forma quase sobrenatural. Hoje, procuramos por coisas mais naturais e abraçamos a imperfeição como fazendo parte de uma decoração com vida.
Outra tendência, que tem ganho popularidade ao longo dos últimos anos, é o uso de mais do que um pinheiro nesta época. Assim, muitas pessoas optam por colocar pelo menos dois, um na sala de estar e outro à entrada da casa. Mas podes colocar quantos pinheiros quiser, e nos locais que bem entenderes, para dar mais magia a toda a casa.
Cores como o prateado e o dourado vão ser a alma da festa, com decorações exclusivamente nessas cores a serem tendência. O contraste entre o tom frio do prateado e o tom quente do dourado ajuda a criar uma decoração que é harmoniosa, elegante e muito festiva e evocativa da época.
Cada vez mais nos preocupamos com o consumismo em excesso e com a sustentabilidade, e isso reflete-se também na decoração de Natal. Uma grande tendência é o uso de decorações naturais, como ramos de pinheiro e pinhas, na decoração da mesa ou de recantos da casa. O reaproveitamento de materiais para criar novos enfeites é outra grande tendência.
O branco é muito popular na decoração em geral, e o mesmo é válido nesta época. Usa diferentes tons de branco e texturas na mesma cor para evocar um cenário de neve dentro de casa, que combina muito bem com a magia desta época. A combinação de tons e texturas ajudam a criar mais vida e profundidade na decoração da casa.
Dentro do espírito da sustentabilidade, o uso de decorações do estilo “faz tu mesmo” (DIY) é cada vez mais comum, já que nos permite reutilizar e reaproveitar decorações antigas e coisas que tenhamos em casa. É também uma excelente forma de envolver toda a família na decoração da casa para o Natal.
Convenhamos, não há melhor forma de criar um ambiente apelativo e confortável do que acendendo velas. A decoração de Natal deste ano incorpora este tipo de elementos em força, com as velas a serem colocadas nos mais diversos locais da casa (e até como centro de mesa) por forma a criar um ambiente mais íntimo nesta época.
Tradicionalmente, usávamos algumas fitas, luzes e bolas para decorar o pinheiro, alguns desses ornamentos que sobrassem para fazer um centro de mesa, e pouco mais se fazia no Natal. Mas uma grande tendência é decorar toda a casa, usando não só coisas que evocam o Natal (como fitas e grinaldas), mas que evocam também o inverno em si, com pequenas cabanas em madeira ou veados pintados com uma cor metálica.
Fonte: idealista.pt
* Chamada para rede móvel nacional.