Estar em isolamento, por motivos de prevenção, em casa não implica inatividade. Em tempos de pandemia há muitas tarefas domésticas que se tornaram ainda mais essenciais, ou ganharam outro tipo de importância.
Há gestos e rotinas essenciais para reduzir o risco de uma contaminação.
Chegas a casa e não sabes como agir? Como desinfetar as superfícies? E como atacar o coronavírus na roupa? Precisas de motivação para passar a montanha de roupa a ferro?
Respondemos às dúvidas do momento com a nossa seleção de conselhos. Também revelamos dicas para desinfetar o automóvel, óculos e aparelhos eletrónicos.
Calçado e roupa
Com a limpeza removemos germes e sujidade das superfícies. Não mata os germes, mas reduz o seu número e o risco de contágio da infeção.
Na desinfeção, utilizamos substâncias químicas para matar os germes. Esta ação não limpa necessariamente as superfícies, mas ao matar os germes, depois de limpar a superfície, podemos, de facto, reduzir o risco de uma infeção.
Muitos consumidores não acreditam no poder real do sabão. Mas, na verdade, é bastante destrutivo e pode matar muitos tipos de bactérias e vírus, incluindo o novo coronavírus. O segredo mora na sua estrutura híbrida.
Quando lavamos as mãos com água e sabão, envolvemos todos os microrganismos da pele com moléculas de sabão. Neste processo, as moléculas do sabão envolvem as proteções dos micróbios e vírus, separando-os.
Regra geral, os desinfetantes para as mãos não são tão fiáveis como o sabão. O desinfetante com pelo menos 60% de etanol age de modo semelhante. Mas não pode remover tão facilmente os microrganismos da pele. Uma lavagem bem feita com água e sabão basta para remover estes micróbios da pele. O desinfetante à base de álcool é um recurso quando água e sabão não estão acessíveis.
Antes de começares a limpar o teu carro é importante que esteja equipado com a proteção adequada. Usa luvas de qualidade e máscara. Aplica uma dose generosa de álcool em gel nas mãos, antes de colocares as luvas, para criar uma camada extra de proteção. Recomendamos também que vistas calças e uma camisola de manga comprida, de modo a limitar a superfície de contacto com a pele.
Começa a limpeza ao teu carro como normalmente farias. Retira os tapetes e sacode-os, aspira-os bem, assim como todos os cantos e os assentos do carro. Lembra-te de tirar o pó do aspirador de forma adequada.
Enche um recipiente largo com água e detergente, misturando bem. Ensaboa os tapetes com essa mistura. Se tiveres outros tecidos que sejam removíveis, lava-os também. Deixa-os de molho durante 30 minutos, antes de os retirares e colocares a secar.
Prepara uma mistura de sabão e água para utilizar nos tecidos não-removíveis do carro, bem como nas portas, nos descansos para os braços e no teto.
Agora que o interior do carro está aspirado e lavado, é hora de dar atenção aos detalhes. Numa esponja, coloca um pouco de desinfetante à base de álcool e passa nos painéis das portas, na consola central e no painel de instrumentos. Não te esqueças de limpar bem a mala, onde habitualmente colocamos os sacos de compras, carrinhos de bebé, material de desporto, entre outros artigos que podem ter algum tipo de sujidade. Lembra-te de aplicar o desinfetante em todas as partes onde o contato com as mãos é mais frequente. É o caso do volante, maçaneta da caixa de velocidades, botões de abertura dos vidros das janelas, espelho retrovisor, tampa de combustível e o trinco que abre o capô.
Uma vez que o interior já está limpo, vamos avançar para a limpeza exterior do carro. Sê generoso na quantidade de sabão que vais usar e esfrega bem as peças que têm mais contato com mãos, como os puxadores das portas e os espelhos laterais.
Agora que o teu carro está pronto, é muito importante deitar fora os acessórios de limpeza que utilizaste. As luvas, os panos e os trapos, assim como outro material, não devem ficar esquecidos. A tua própria roupa de trabalho também deve ir imediatamente para lavar.
Fontes: deco.proteste.pt
noticiasaominuto.com
* Chamada para rede móvel nacional.