Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

Conselhos úteis sobre como limpar e desinfetar a casa em tempo de pandemia

Estar em isolamento, por motivos de prevenção, em casa não implica inatividade. Em tempos de pandemia há muitas tarefas domésticas que se tornaram ainda mais essenciais, ou ganharam outro tipo de importância.

Há gestos e rotinas essenciais para reduzir o risco de uma contaminação.

 

Chegas a casa e não sabes como agir? Como desinfetar as superfícies? E como atacar o coronavírus na roupa? Precisas de motivação para passar a montanha de roupa a ferro?

Respondemos às dúvidas do momento com a nossa seleção de conselhos. Também revelamos dicas para desinfetar o automóvel, óculos e aparelhos eletrónicos.

Quando chegas a casa

Calçado e roupa

 

  • Descalça-te de imediato e deixa o calçado sempre no mesmo local, perto da entrada. Evita guardar os sapatos no mesmo sítio onde tens os chinelos que usas em casa.

 

  • Muda a roupa exterior (casacos, camisolas, t-shirts, calças, etc.) e evita sacudir a roupa para minimizar a possibilidade de dispersar qualquer tipo de vírus e germes no ar. Coloque a roupa a arejar no exterior e nunca a guardes de imediato no roupeiro ou gavetas.

 

  • As toalhas de banho, toalhas de mesa, roupas de cama, lenços e toalhas de cozinha devem ser lavadas com mais regularidade e a altas temperaturas.

 

  • Se não usares luvas, ao mexer em roupa suja, é essencial lavar as mãos no final.

 

  • Se precisas de motivação para passar a ferro, é agora. A base do ferro pode atingir mais de 100ºC: esta temperatura pode contribuir para uma melhor higienização da roupa.

 

  • A máquina de lavar roupa também requer limpeza, pois há água nos tubos ou cotão que ficam na máquina.

O que devo desinfetar regularmente?

Com a limpeza removemos germes e sujidade das superfícies. Não mata os germes, mas reduz o seu número e o risco de contágio da infeção.

Na desinfeção, utilizamos substâncias químicas para matar os germes. Esta ação não limpa necessariamente as superfícies, mas ao matar os germes, depois de limpar a superfície, podemos, de facto, reduzir o risco de uma infeção.

 

  • Lava as mãos, seguindo as indicações das autoridades de saúde.

 

  • Deves desinfetar chaves, telemóvel e tudo aquilo em que mexeste quando saíste.

 

  • Em tempo de covid-19, todos os consumidores devem adotar mais rotinas de limpeza nas superfícies de contacto frequente (por exemplo, mesas, maçanetas, puxadores, interruptores de luz, torneiras, chuveiro, sanitas e botões de elevadores) com produtos de limpeza e desinfetantes adequados à superfície, seguindo as instruções dos rótulos.

Com que devo limpar os diferentes objetos?

  • Limpa as superfícies com detergente e água, antes de desinfetar. Esfrega energicamente, se a superfície permitir, sem esquecer cantos, curvas e ranhuras.

 

  • Para desinfetar, usa soluções diluídas de produtos com poder biocida. Nunca mistures lixívia com amoníaco ou qualquer outro detergente alcalino. A solução só será eficaz quando diluída na proporção correta.

 

  • Na casa de banho, usa um detergente com desinfetante

 

  • Na cozinha usa água quente e detergente

 

  • Para mobiliário e equipamentos eletrónicos (teclados, comandos, telemóveis), usa uma solução de água morna com um pouco de detergente adequado ao tipo de superfície e material. Esfrega com um pano macio e seque de imediato. 

 

  • Os óculos deves desinfetá-los com água corrente e limpar com sabão líquido ou detergente de neutro, para não danificar a armação e em seguida seca-os com um pano suave ou de microfibras.

 

  • Para alcatifa, tapetes e cortinas, use produtos de limpeza ideais para estas superfícies com a água a temperatura mais elevada.

O sabão funciona mesmo. Porquê?

Muitos consumidores não acreditam no poder real do sabão. Mas, na verdade, é bastante destrutivo e pode matar muitos tipos de bactérias e vírus, incluindo o novo coronavírus. O segredo mora na sua estrutura híbrida.

 

Quando lavamos as mãos com água e sabão, envolvemos todos os microrganismos da pele com moléculas de sabão. Neste processo, as moléculas do sabão envolvem as proteções dos micróbios e vírus, separando-os.

 

Regra geral, os desinfetantes para as mãos não são tão fiáveis como o sabão. O desinfetante com pelo menos 60% de etanol age de modo semelhante. Mas não pode remover tão facilmente os microrganismos da pele. Uma lavagem bem feita com água e sabão basta para remover estes micróbios da pele. O desinfetante à base de álcool é um recurso quando água e sabão não estão acessíveis.

Produtos de limpeza que destroem o coronavírus

  • Detergente e água

 

  • Lixívia

 

  • Álcool isopropílico ou isopropanol

 

  • Água oxigenada ou peróxido de hidrogénio

O que não usar contra o coronavírus

  • Desinfetante manual caseiro

 

  • Vodka

 

  • Vinagre branco

Como higienizar o automóvel?

  • Começa por te proteger

Antes de começares a limpar o teu carro é importante que esteja equipado com a proteção adequada. Usa luvas de qualidade e máscara. Aplica uma dose generosa de álcool em gel nas mãos, antes de colocares as luvas, para criar uma camada extra de proteção. Recomendamos também que vistas calças e uma camisola de manga comprida, de modo a limitar a superfície de contacto com a pele.

  • Limpeza Geral

Começa a limpeza ao teu carro como normalmente farias. Retira os tapetes e sacode-os, aspira-os bem, assim como todos os cantos e os assentos do carro. Lembra-te de tirar o pó do aspirador de forma adequada. 

 

  • Lavagem

Enche um recipiente largo com água e detergente, misturando bem. Ensaboa os tapetes com essa mistura. Se tiveres outros tecidos que sejam removíveis, lava-os também. Deixa-os de molho durante 30 minutos, antes de os retirares e colocares a secar.

 

  • Esfrega bem

Prepara uma mistura de sabão e água para utilizar nos tecidos não-removíveis do carro, bem como nas portas, nos descansos para os braços e no teto. 

 

  • Detalhes

Agora que o interior do carro está aspirado e lavado, é hora de dar atenção aos detalhes. Numa esponja, coloca um pouco de desinfetante à base de álcool e passa nos painéis das portas, na consola central e no painel de instrumentos. Não te esqueças de limpar bem a mala, onde habitualmente colocamos os sacos de compras, carrinhos de bebé, material de desporto, entre outros artigos que podem ter algum tipo de sujidade. Lembra-te de aplicar o desinfetante em todas as partes onde o contato com as mãos é mais frequente. É o caso do volante, maçaneta da caixa de velocidades, botões de abertura dos vidros das janelas, espelho retrovisor, tampa de combustível e o trinco que abre o capô.

 

  • Exterior

Uma vez que o interior já está limpo, vamos avançar para a limpeza exterior do carro. Sê generoso na quantidade de sabão que vais usar e esfrega bem as peças que têm mais contato com mãos, como os puxadores das portas e os espelhos laterais. 

 

  • Deixa o espaço limpo

Agora que o teu carro está pronto, é muito importante deitar fora os acessórios de limpeza que utilizaste. As luvas, os panos e os trapos, assim como outro material, não devem ficar esquecidos.  A tua própria roupa de trabalho também deve ir imediatamente para lavar.

 

 

 

Fontes: deco.proteste.pt

noticiasaominuto.com

31 de Março de 2020

Catarina MirandaAssistente Administrativa

A resposta a todas as tuas dúvidas!

Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

* Chamada para rede móvel nacional.

Está com dificuldades? Nós ajudamos!