Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

Visitar Guimarães é abraçar a identidade nacional, tal como as muralhas abraçam um centro histórico repleto de encantos e de história.

 

"Aqui nasceu Portugal". Bastam três palavras para sentirmos o peso do glorioso passado histórico de Guimarães, a cidade-berço que se rebelou contra Espanha, que deu à luz uma nação de descobridores que mostrou "novos mundos ao mundo".

E o melhor de tudo é que fica mesmo aqui ao lado de Braga.

 

Para que conheças mais sobre a cidade que vais visitar, explicamos-te um pouco da sua história. Vamos a isso? 

Então, no século X, grande parte da Península Ibérica estava ocupada pelos mouros. Isso levou os cristãos a refugiarem-se nos condados ao norte - um deles o condado Portucalense, cuja vila mais importante adivinhas qual era? Guimarães!

 

Foi lá que viveu Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal. Foi aqui a sua primeira guerra, onde lutou contra a sua própria mãe, pela independência do condado. Já as restantes guerras, lutou contra os mouros, ampliando os limites da nação. Daí a importância de Guimarães para a formação de Portugal como nação.

 

Vamos juntos explorar todo o centro histórico, conhecer lindas igrejas, praças, a antiga muralha e o castelo medieval da cidade? 

 

 

 

Como chegar a Guimarães?

Viajar de Braga até Guimarães é fácil e não desperdiças muito do teu tempo. 

Se fores de carro demoras cerca de 20min., contudo se optarres por autocarro a viagem demora mais, mas mesmo assim nada de exagerado, será cerca de 40min. 

Se preferires comboio também é possivel, mas aí a viagem torna-se mais longa, cerca de 1h30, pois como não há linha direta Braga-Guimarães, terás de trocar. 

 

Contudo, para te ajudar, seja qual for a tua opção, vê aqui os bilhetes para cada tipo de transporte: 

https://www.virail.pt/onibus-braga-guimaraeshttps://www.virail.pt/onibus-braga-guimaraes

O que visitar?

Castelo de Guimarães

O Castelo de Guimarães é a principal atração da cidade. Em meados do século X, a Condessa Mumadona Dias, a mais rica e poderosa viúva do condado portucalense, ordenou a construção dum mosteiro para proteger os monges e a comunidade cristã que vivia nas redondezas. Assim nasceu o primitivo Castelo de Guimarães. 

 

Pressume-se que o primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques, tenhas nascido neste castelo, pois os progenitores, o Conde Dom Henrique de Borgonha e Dª. Teresa de Leão, mudam-se para o Castelo de Guimarães, no século XII. 

 

Localização: https://goo.gl/maps/3Q3RC6fSx7Xfzt4q7

Paço dos Duques de Bragança

Edificado no século XV por D.Afonso, o primeiro duque de Bragança, o Paço dos Duques de Bragança foi transformado numa caserna no século XIX. O aspeto fortificado, as janelas em vitral e as numerosas chaminés são os elementos que tornam o Paço dos Duques num exemplar palácio único na Europa. 

 

Em meados do século XX, depois de um período de abandono, o Paço dos Duques foi restaurado e mais tarde transformado num museu. No segundo piso encontra-se a residência oficial do Presidente da República aquando das suas deslocações ao Norte de Portugal. 

 

Quando visitares este monumento, terás a oportunidade de admirar os belos salões, uma capela e também uma coleção de armas, mobiliário português de influência indo-europeia e mudéjar e ainda cerâmica.

 

Localização: https://goo.gl/maps/EMwsM2C8oKd7SnBc6

Capela de São Miguel do Castelo

Pequena, singela e no inconfundível estilo romântico, a Capela de São Miguel é ofuscada pelo Paço dos Duques e pelo Castelo na trindade dos Monumentos Nacionais. 

 

Segundo reza a lenda, a Capela de São Miguel, é o local onde foi batizado D.Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Apesar dessa afirmação não ter coerência temporal, pois o templo data do século XIII, no seu interior está a suposta pia batismal da cerimónia. 

 

Localização: https://goo.gl/maps/TXWXjXTw1ijkrHDa8

Rua de Santa Maria

A Rua de Santa Maria foi uma das primeiras ruas abertas em Guimarães (no século XII). Esta rua histórica fazia a ligação entre o Convento de Santa Clara (atual Câmara Municipal de Guimarães) , na parte baixa, e o castelo, situado na parte alta da cidade. 

 

Ao longo da rua vais encontrar testemunhos arquitetónicos do passado: a Casa do Arco (nº28), a Casa dos Peixotos (nº39), a Casa gótica de Valadares de Carvalho (nº9), a Casa dos Carneiros, onde se situa a atual Biblioteca Raul Brandão (nº58), entre capelas, conventos e igrejas sublimes. 

 

Localização: https://goo.gl/maps/13zcdbybjnnBrDsa6

Praça de São Tiago

Nesta praça encontrava-se uma pequena capela do século XVII dedicada a S.Tiago que foi, no entanto, demolida em finais do século XIX. Atualmente, ainda é possível perceber a sua localização exata graças ao pavimento em granito que aí se encontra. 

 

A Praça de São Tiago é hoje um local acolhedor a qualquer hora do dia. Pode-se passear por aqui e descansar um pouco numa das esplanadas de bares e restaurantes que dão vida a este sítio. À noite, a praça enche-se de jovens da cidade e não só, tornando-se assim um dos principais pontos de encontro entre os habitantes e visitantes. 

 

Localização: https://goo.gl/maps/xo7ySoMcp4yeiFadA

Largo da Oliveira

Separado da Praça de São Tiago pelo Domus Municipalis (antigo edifício da câmara municipal), que remonta ao século XIV. O Largo da Oliveira é a biografia das gentes vimaranenses. 

No largo da Oliveira podes admirar a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, edificada em 1387, o Padrão do Salado, um monumento histórico único no país onde muitos procuram a sombra e os antigos Paços do Concelho - não há que enganar, 5 arcos e 6 janelas num edifício encimado por uma estátua que simboliza Guimarães, e os seus belos imóveis da época medieval. 

 

Localização:  https://goo.gl/maps/9VqiGMCzAcQ3SuEx6

Museu Alberto Sampaio

Criado em 1928 para receber os bens das instituições religiosas da região extintas no século XIX, o Museu Alberto Sampaio tem um importante acervo com obras de arte sacra. 

O museu está instalado num edifício junto à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, que era inicialmente usado pelas instituições religoosas. Para além da coleção de arte sacra, aí poderás ver o claustro do século XIII e a capela funerária de São Brás, que remonta a 1419.

 

Localização: https://goo.gl/maps/ecTp6SvUFTN3WJas6

 

Adarve da Muralha

Recentemente abriu um percurso pedonal do adarve da muralha que liga a zona do Museu de Alberto Sampaio ao topo da Avenida Alberto Sampaio, junto ao Largo da Condessa Mumadona. Dos alicerces da fundação do Mosteiro de Guimarães rumo ao Monte Latito, este percurso permite perceber de que forma a cidade se foi desenvolvendo e crescendo. 

 

O adarve do tramo da Muralha, existente ao longo da Avenida Alberto Sampaio, resultado de um projeto que compreende a carga patrimonial e simbólica da muralha.

 

Localização: https://goo.gl/maps/8okqCXAMmc2Qx6rx6

Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos

Edificada a partir de 1576 para substituir uma capela que aí se encontrava, esta igreja foi terminada em 1785. 

As duas torres que a ladeiam foram acrescentadas um século mais tarde tal como a escadaria e a balaustrada. 

 

Localização: https://goo.gl/maps/s9Q5T3RN4dESmV7r5

Muralha "Aqui nasceu Portugal"

Junto à Praça do Toural, a sudoeste, numa das torres da antiga muralha, a Torre de Alfândega, poderás ver escrito a mítica frase "Aqui nasceu Portugal", que nos relemra que o país foi fundado depois da batalha dada por D.Afonso Henriques. Conforme fores caminhando pelas ruas de Guimarães irás certamente deparar-te com troços das muralhas da cidade. 

 

Localização: https://goo.gl/maps/AmeHHbyYYSqLwDANA

Largo do Toural

No século XVII, esta praça situava-se fora das muralhas, de frente para a porta principal da cidade. No local, realiza-se uma feira de gado bovino que viria a dar nome a este sítio (Toural). 

É a praça mais central da cidade-berço e também a mais arejada. Não admira que seja simpaticamente chamada de "sala de visitas" de Guimarães. 

 

O Largo do Toural está rodeado de casas burguesas bem preservadas, acolhe muitos dos restaurantes de renome da cidade e alguns dos estabelecimentos mais antigos de Guimarães e foi abrilhantada com um chafariz renascentista de três taças. 

A Igreja de São Pedro destaca-se pela sua fachada de linhas retas e sóbrias e pela torre sineira única que se ergue do casario simétrico e regular.

No centro da praça, verás desenhos no chão que à primeira vista não têm qualquer ligação, mas, visto de cima, podemos perceber que é o mapa do centro histórico. 

 

Localização: https://goo.gl/maps/qkBHfQRuD4Am1L3x9

Penha

O Monte da Penha, sendo o ponto mais elevado de Guimarães, oferece uma vista incrível sobre a cidade. 

Aqui podes usufruir do parque de campismo, do centro equestre, do campo de mini-golfe, etc e ainda visitar o Santuário da Penha. 

O acesso pode ser de carro, ou então de teleférico que liga o Centro Histórico à Penha.

O Parque da Penha é ótimo para exploradores que gostam de penedos cobertos de musgo, grutas, capelinhas, fendas, miradouros e frondosa vegetação. É ideal para passear rodeado de naturaza, para relaxar numa esplanada de café ou desfrutares de um piquenique em família. 

Deves reservar algumas horas para descobrir a Penha e, sobretudo, para admirar a vista que te oferece e o magnífico pôr-do-sol num dos miradouros. Sem dúvida, será um momento inesquecível!

 

Localização: https://goo.gl/maps/Jbv2uJxXV65hzWmD8

Citânia de Briteiros

A 14km de Guimarães localiza-se a Citânia de Briteiros, um espaço arqueológico com edificações típicas de um castro, povoado primitivo milenar de origem pré-romana. Os castros são testemunhos valiosos da cultura castreja que caracteriza o noroeste de Portugal e nos trazem vestígios desde a Idade do Bronze.

 

Localização: https://goo.gl/maps/WZp7JC5rThQ2yMfbA

 

 

Desejamos-te um ótimo passeio!

 

 

Fontes: gotoportugal.eu

Vagamundos.pt

Viajecomigo.com

03 de Fevereiro de 2020

Catarina MirandaAssistente Administrativa

De Braga até Guimarães, mostramos-te aquilo que deves visitar!

Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

* Chamada para rede móvel nacional.

Está com dificuldades? Nós ajudamos!