Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

Tens dúvidas no que diz respeito à climatização no interior de casa?

A climatização no interior das habitações é uma questão cada vez mais valorizada pelos portugueses. O conforto térmico é algo que varia de pessoa para pessoa e que influencia, em grande parte, a sua saúde e bem-estar, assim como o seu desempenho (no caso de locais de trabalho). Por isso, nos dias de hoje, a procura por uma temperatura equilibrada e ideal é constante.

 

Assim, para te ajudar com este tema, reunimos algumas explicações e truques para te facilitar na resolução deste problema.

O que devemos ter em consideração na hora de escolher o sistema de aquecimento?

Quando se escolhe um sistema de aquecimento e arrefecimento para uma habitação deve ter-se em conta alguns aspetos, nomeadamente a localização geográfica do edifício, que está inteiramente relacionada com o tipo de clima existente; a orientação solar do edifício e das respetivas divisões; o número de espaços a climatizar e a respetiva área; a possibilidade de utilização de uma solução combinada de aquecimento de águas e do ambiente.

1- Tipos de sistemas de climatização a considerar

Atualmente, a utilização de sistemas mais eficientes de climatização é uma preocupação do utilizador. Por isso, e de forma a ajudar-te, deixamos aqui os sistemas aconselhados, bem como as suas vantagens e desvantagens.

Ar condicionado

O equipamento de ar condicionado tem como principal objetivo climatizar o espaço, ou seja, arrefecer e aquecer a divisão onde se encontra instalado. No entanto, pode também acumular funções como desumidificação, renovação e filtragem do ar e ventilação. 

 

No sistema de ar condicionado, o utilizador pode de forma rápida, regular a temperatura em qualquer açtura do dia, independentemente da estação do ano. É um sistema extremamente versátil com diversas configurações e potências. Está disponível com níveis de eficiência elevados, o que poderá conduzir a menos gastos na fatura de energia, quando comparados com outros sistemas menos eficientes.

Recuperadores de calor e salamandras

São equipamentos que utilizam a queima de combustível sólido para aquecer o ambiente. A energia produzida é transmitida a um fluído que vai distribuir o calor pelas várias divisões da habitação.

Os recuperadores de calor podem ser a ar ou a água.

As principais vantagens dos recuperadores de calor e salamandras é que utilizam combustíveis mais económicos e provenientes de energias renováveis. São muito eficentes, pois utilizam grande parte da energia contida nos gases produzidos para aquecer o fluído. 

Aquecimento central

O aquecimento central destina-se a fazer o aquecimnto das habitações - a instalação pode ser centralizada e individual ou coletiva. Em ambos os casos, é aquecido um fluído num gerador de calor, que é conduzido aos elementos de temperatura, em cada divisão.

Os sistemas mais comuns de aquecimento central integram os seguintes componentes: gerador de calor; as unidades de regulação e controlo; e o sistema de distribuição e emissão de calor. 

Este sistema tem como principais vantagens a ausência de ruído e com longo período de vida útil.

Piso radiante

O sistema radiante é um sistema de aquecimento cada vez mais usado no nosso país, devido à sua versatilidade e eficiência. Este sistema pode ser elétrico ou hidráulico, e pode ser utilizado como fonte de aquecimento de água, bomba de calor, caldeira a gás, gasóleo, lenha ou painéis solares. 

Ambos os sistemas (elétrico ou hidráulico) têm como principais vantagens o aquecimento rápido e uniforme das divisões, além de permitir ter mais espaço livre dentro dos compartimentos. É de fácil instalação em novos edifícios e pode ser utilizado em todo o tipo de pavimentos.

Como principal desvantagem tem o custo inicial de aquisição, que poderá ser recuperado a médio prazo, devido aos baixos custos de utilização. Este sistema tem também como desvantagem o facto de necessitar de uma altura miníma para poder ser instalado, sendo por isso mais recomendado nos casos da nova construção.

2- Qual o melhor sistema de climatização?

Dificilmente existirá um sistema perfeito. Este dependerá de diversos fatores nomeadamente o tipo de habitação, área habitável, a localização, o estilo de vida, as condições de saúde os gostos e a disponibilidade financeira.

Ainda assim, o sistema que reúne mais unanimidade é o sistema de ar condicionado, uma vez que é muito mais prático e versátil. Pode ser utilizado para aquecimento e arrefeciemnto do espaço e ser isntalado à medida das necessidades dos utilizadores. 

Os sistemas de caldeira, apesar de eficientes são ainda muito dispendiosos e os custos de operação são superiores.

3- Quais os cuidados a ter na instalação dos equipamentos?

Cada casa é diferente e, por isso, tem necessidades distintas. Antes da instalação, é aconselhável pedir um estudo para cada tipo de espaço e analisar as suas necessidades. É essencial optar por uma empresa de climatização certificada, que ofereça soluções variadas, de qualidade e eficientes. Considera todas as opções antes de decidires qual a melhor solução para a tua casa.

 

 

Fonte: idealista.pt

07 de Janeiro de 2020

Catarina MirandaAssistente Administrativa

Reunimos algumas explicações e truques para te ajudar com este tema

Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

* Chamada para rede móvel nacional.

Está com dificuldades? Nós ajudamos!