O primeiro bairro do mundo construído inteiramente com uma impressora 3D está localizado numa área rural nos arredores de Tabasco (México). As duas primeiras casas impressas em 3D, das 50 casas que se espera que sejam construídas com essa tecnologia, já estão concluídas.
Esta ação surge de um projeto sem fins lucrativos, com a finalidade de proporcionar uma melhor qualidade de vida a famílias mais carenciadas da América Latina, devolvendo-lhes mais aconchego.
A impressora Vulcan II, de 10m de comprimento, é capaz de erguer as paredes destas casas de 46m² em apenas 24h e está preparada para trabalhar em condições adversas em ambientes distantes da cidade.
O resto da casa, telhados, janelas e portas são concluídas por trabalhadores de maneira tradicional. Entre as características técnicas, possuem um teto cruvo que se adapta ao clima chuvoso da região, enquanto as paredes também são curvas para facilitar a limpeza e impedir que se encham de mofo.
O estúdio dos arquitetos da Fuseproject juntou-se ao projeto da New Story, uma associação sem fins lucrativos, para construir um projeto de moradias em comunidades agrícolas pobres da América Latina para ajudar no acesso a uma casa decente.
O interior das casas é dividido em dois quartos, uma sala de estar, uma cozinha e um WC, e todas possuem ligações elétricas e de água.
Fontes: idealista.pt
designboom.com
09 de Janeiro de 2020
Catarina MirandaAsistente Administrativa
* Chamada para rede móvel nacional.