Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

O mercado imobiliário, à semelhança de muitos outros setores económicos, está a sentir os efeitos da Covid-19. Mas afinal como se estão a comportar a oferta e a procura de casas para comprar em Portugal com a pandemia? No ano passado, a procura por imóveis residenciais registou uma subida média de 62,3% e o stock apresentou um pequeno crescimento de 13,6% a nível nacional, de acordo com os dados recolhidos pelo idealista, analisando a variação entre janeiro e dezembro de 2020. 

Distritos vistos à lupa

No que diz respeito aos distritos, apresentamos o top cinco onde a variação da procura é superior à média nacional. Castelo Branco (106,3%), Braga (85,7%), Porto (83,3%), Guarda (69,3%) e Lisboa (69,0%) fixaram-se acima da procura média nacional de 62,3%. 

Quanto aos imóveis em oferta no mercado – o chamado 'stock'

Durante este ano marcado pela pandemia, o distrito de Viana do Castelo é o que apresenta uma maior variação (28,4%). Seguem-se Braga (23,6%), Porto (20,6%) e Ilha da Madeira (20,1%), que ficam acima dos 20%.

Pelo contrário, houve seis distritos que viram o seu 'stock' de imóveis para venda cair durante o último ano, nomeadamente a Guarda (-18,4%), Portalegre (-9,9%), Leiria (-5,2%), Beja (-4,2%), Santarém (-3,1%) e Évora (-0,3%).

Comportamento das cidades

Analisando a variação da procura por cidade, destaque para Castelo Branco, que conforme referido anteriormente, é a única cidade onde a procura duplicou (118,7%). Seguem-se na listagem as cidades do Porto (87,6%), Lisboa (78,6%), Faro (73,9%), Braga (72,2%) e Leiria (71,8%). Todas apresentam um aumento da procura por imóveis residenciais acima dos 70%.

Teletrabalho impacta mercado residencial

"Observam-se várias cidades fora da capital com aumentos significativos da procura por imóveis residenciais para venda. Considera-se que o teletrabalho obrigou as pessoas a ponderar as suas escolhas, de modo a ter mais qualidade de vida, com casas maiores e espaços de lazer, nomeadamente jardins"

- Analisa a equipa do idealista/data Portugal frisando que "as cidades ou distritos com maior variação de procura, não significa diretamente que apresentem o maior ou menor quantidade de 'stock'". 

Exemplo disto mesmo é o caso de Castelo Branco (distrito) com variação de 106,3% na procura e uma oscilação de 'stock' acumulado de 8,8%; já no Porto (distrito) verificou-se uma variação de 85,7% na procura e de 23,6% na oferta.

Fonte: idealista.pt 

22 de Fevereiro de 2021

Sara MartinsAssistente de Marketing

Os efeitos da pandemia na procura e no stock do mercado residencial, em todo o país.

Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

* Chamada para rede móvel nacional.

Está com dificuldades? Nós ajudamos!