Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

A Igreja Católica reconhece pelo menos três santos com o nome de Valentim, todos eles martirizados pela Roma Antiga, e não é certo qual desses três será o "responsável" pela história que deu origem à lenda que fez nascer o dia dos Namorados.

 

A versão mais divulgada conta que, por alturas do séc. III, o Imperador Cláudio II, querendo formar um poderoso exército romano, decidiu proibir temporariamente a celebração de casamentos para garantir que os jovens se concentrassem mais facilmente na guerra e na vida militar. 

 

Contudo, o bispo Valentim contrariou as ordens e continuou a celebrar casamentos, agora na clandestinidade. A afronta à vontade do Imperador levou a que Valentim acabasse preso e condenado à morte. 

Até à sua execução, foi recebendo flores e bilhetes enviados por anónimos como demonstração de apoio e consideração pela sua conduta. 

 

A milagrosa história de amor

A filha do carcereiro de Valentim, que era cega, movida pela curiosidade, terá pedido para o visitar no cárcere e, mal se aproximou dele, recuperou a visão. Ambos se apaixonaram um pelo outro. Numa carta escrita à sua amada, o bispo ter-se-á despedido com a expressão "do seu Valentim ". 

 

Mas esta história não tem um final feliz: ainda segundo a lenda, a ordem de execução dada por Cláudio foi cumprida e Valentim acabaria por ser decapitado num 14 de fevereiro de finais dos anos 200 (séc.III).

Devido à indefinição e à falta de factos históricos comprovaods para além de qualquer dúvida, a Igreja Católica não celebra oficialmente esta data. Não é por isso, no entanto, que o Dia de São Valentim, dia dos namorados, 14 de fevereiro, deixa de ser festejado em todo o mundo, tendo passado a fazer parte das tradições nacionais. 

O Dia dos Namorados no Mundo

  • Brasil  - o dia dos namorados é celebrado no dia 12 de Junho, na véspera do dia de Santo António;
  • Japão - celebrado a 14 de fevereiro, é costume neste dia as mulheres declarem o seu amor aos companheiros e oferecerem chocolates;
  • Estados Unidos - nos dias que antecedem o dia de São Valentim, as lojas abastecem-se de cartões, flores e chocolates para que os namorados se possam mimar no dia 14 de fevereiro;
  • Itália - as pequenas comunidades fazem um grande banquete no dia de São Vatentim;
  • Reino Unido - em Inglaterra, era costume as crianças andarem a cantar de porta em porta vestidas de adultos. Ainda na ilha britânica, desta feita no País de Gales, os apaixonados trocavam presentes como colheres de pau com corações gravados, e chaves e fechaduras simbolizando que um tinha a chave para o coração do outro;
  • Dinamarca - a tradição diz que devem ser enviadas flores prensadas umas ás outras;

 

 

Fontes: ensina.rtp.pt

diadosnamorados.kazulo.pt

timeout.pt

11 de Fevereiro de 2020

Catarina MirandaAssistente Administrativa

Dia dos Namorados, uma lenda com tradição

Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

* Chamada para rede móvel nacional.

Está com dificuldades? Nós ajudamos!