Actualizações do coeficiente de localização. Saiba todas as alterações!!
Carlo Monteiro
Team Leader

carlo@carlomonteiro.pt
0€
Certificado energético:
Quartos
WCs
Garagem
Área útil
Ano

No dia 31 de Dezembro de 2015, foram publicados em Diário da República, os novos coeficientes de localização de imóveis. Deste modo, estes novos valores entraram em vigor no início deste ano, mas vão apenas ter interferência no valor de IMI a pagar em 2017.

Estes novos valores, relativos aos coeficientes de localização, variam consoante a afectação e estão disponíveis para consulta na Portaria 420-A/2015 de 31 de Dezembro.

Foi ainda, disponibilizado no Portal das Finanças um mapa interactivo, onde basta escrever a morada que se pretende consultar e efectuar a pesquisa. Segundo, o Jornal de Noticias estão a rever os zonamentos e os respectivos coeficientes de localização e, após essa tarefa, o mapa ficará actualizado para os novos valores.

Segundo o Código do Imposto Municipal sobre Imóveis, o coeficiente de localização, varia num intervalo que vai de 0,35% a 3,5%, sendo um dos elementos que compõem a fórmula de cálculo do Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos imóveis, que serve depois de base de cálculo do IMI a pagar pelos proprietários.

Deste modo, importa esclarecer que se o coeficiente de localização de um determinado imóvel subir ou descer isso irá reflectir-se no seu valor patrimonial e, consequentemente, no IMI final a pagar.

Contudo, isto não será automático, já que terminada a revisão, os coeficientes só serão aplicados aos prédios novos, quantos aos outros proprietários, os mesmos serão obrigados a pedir uma reavaliação nos serviços de finanças, e só depois podem ver revisto o valor patrimonial dos seus imóveis.

Fonte: Noticias ao Minuto

Idealista

Portal das Finanças.

Carlo Monteiro . Zome © 2019