Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

20 de Janeiro é o dia em que vai ser inaugurado o Museu do Holocausto do Porto — o primeiro do género em toda a Península Ibérica. Trata-se de um projeto promovido pela Comunidade Judaica do Porto.

Museu do Holocausto no Porto:

O objetivo é retratar a vida judaica antes do Holocausto, mas também relatar a expansão do nazismo na Alemanha e na Europa, falar dos guetos, dos refugiados, dos campos de concentração e da “solução final” de Hitler. Também se vai explicar o que aconteceu aos sobreviventes no pós-guerra e contar como se formou o estado de Israel.

 

Os visitantes poderão conhecer uma reprodução dos dormitórios de Auschwitz. Há uma sala com nomes das vítimas, um memorial da chama, um cinema, uma sala de conferências, um centro de estudos e fotografias e vídeos que mostram o antes e o depois da tragédia.

 

O projeto foi tutelado por membros da Comunidade Judaica do Porto cujos pais, avós ou outros familiares foram vítimas do Holocausto. A ideia é que o museu estabeleça parcerias de cooperação com outros espaços do género, como os museus do Holocausto de Moscovo, Hong Kong, de várias cidades dos Estados Unidos da América e do resto da Europa. Tudo para contribuir para “uma memória que não pode ser apagada”. 

Em comunicado, o curador do Museu do Holocausto do Porto, o museólogo Hugo Vaz, diz que são esperados dez mil alunos por ano — o mesmo número que, antes da pandemia, costumava visitar a sinagoga local. Este é, portanto, um projeto com uma forte vertente educativa. Vão ser promovidas várias exposições e a ideia é apoiar a investigação sobre o tema.

A inauguração oficial no dia 20 vai ser uma pequena cerimónia, tendo em conta as fortes restrições do novo confinamento, mas já se prevê que no dia 27 — quando se assinala o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto — possa ser visitado por estudantes da região do Porto. Ou seja, o público em geral terá acesso a partir do dia 27.

 

 

Fonte: nit.pt

14 de Janeiro de 2021

Sara MartinsAssistente de Marketing

É o primeiro da Península Ibérica e fica no Porto. A entrada é gratuita.

Quer estar a par das novidades imobiliárias em Braga?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

* Chamada para rede móvel nacional.

Está com dificuldades? Nós ajudamos!